sexta-feira, 26 de outubro de 2018

26 de outubro - Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Lc 12,56


Os tempos mudam. É próprio da sabedoria cristã conhecer estas mudanças, os diversos tempos e os sinais dos tempos. O que significa uma coisa e o que significa outra. Sem dúvida, o Papa está ciente de que isto não é fácil. Porque nós ouvimos tantos comentários: “Ouvi dizer que o que aconteceu ali é isto ou aquilo que acontece acolá é outra coisa; li isso, disseram-me isto...” Mas, eu sou livre, devo formar a minha opinião e compreender o que tudo isto significa. Mas isto é um trabalho que normalmente não fazemos: conformamo-nos, tranquilizamo-nos com “disseram-me; ouvi dizer; as pessoas dizem; li...”. E assim estamos tranquilos. Quando, ao contrário, deveríamos perguntar-nos: Qual é a verdade? Qual é a mensagem que o Senhor me quer transmitir com aquele sinal dos tempos?

Para compreender os sinais dos tempos, antes de tudo, é necessário o silêncio: fazer silêncio e olhar, observar. E depois refletir dentro de nós. Um exemplo: por que há tantas guerras agora? Por que aconteceu isto? E rezar. Por conseguinte, silêncio, reflexão e oração. Só assim poderemos compreender os sinais dos tempos, o que Jesus nos quer dizer.

E neste sentido não há álibis. Com efeito, mesmo se cada um de nós pode ser tentado a dizer: Mas, eu não estudei muito... Não frequentei a universidade, nem sequer a escola média..., as palavras de Jesus não deixam espaço a dúvidas. Com efeito, ele não diz: Vede como fazem os universitários, reparai como fazem os doutores, vede como fazem os intelectuais... Ao contrário, diz: Olhai para os camponeses, para os simples: eles, na sua simplicidade, compreendem quando chega a chuva, como cresce a erva; sabem distinguir o trigo do joio. Por conseguinte aquela simplicidade — se for acompanhada pelo silêncio, pela reflexão e pela oração — far-nos-á compreender os sinais dos tempos. Porque, os tempos mudam e nós cristãos devemos mudar continuamente. Devemos mudar firmes na fé em Jesus Cristo, firmes na verdade do Evangelho, mas a nossa atitude deve mover-se continuamente segundo os sinais dos tempos.

Somos livres pelo dom da liberdade que Jesus Cristo nos concedeu. Mas o nosso trabalho é examinar o que acontece dentro de nós, discernir os nossos sentimentos, os nossos pensamentos; e analisar o que acontece fora de nós, discernir os sinais dos tempos. Como? Com o silêncio, com a reflexão e com a oração.

Papa Francisco – 23 de outubro de 2015

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário