quinta-feira, 18 de outubro de 2018

18 de outubro - Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' Lc 10,5


A paz e a Santa Missa caminham juntas. Antes do sinal da paz pedimos ao Senhor que conceda paz e unidade à comunidade da Igreja. A paz é o seu dom que nos transforma a fim de que nós, como membros do seu corpo, possamos experimentar os mesmos sentimentos de Jesus, pensar como Ele — os mesmos sentimentos de Jesus e pensar como Jesus pensa! — amar como Ele ama. Isto proporciona paz.

E no final da Missa somos enviados com a palavra: “Ide em paz”, isto é: levai a paz convosco para a oferecer aos outros, dando-a com a vossa vida, com o sorriso, com as obras de caridade.
O compromisso concreto a favor da paz é a prova do fato de que somos deveras discípulos de Jesus.

A busca da paz começa pelas pequenas coisas. Por exemplo, em casa, depois de uma discussão entre irmãos — pergunto — fecho-me em mim mesmo sentindo-me ofendido ou tento dar um passo em direção do outro? Sei fazer a paz com pequenos gestos? Estou pronto a questionar-me em cada situação: “O que faria Jesus no meu lugar?”.

Se fizermos isto, e procurarmos pô-lo em prática com decisão, levaremos a paz de Cristo da vida quotidiana e seremos construtores e instrumentos de paz.

Papa Francisco – 31 de julho de 2018

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário