terça-feira, 2 de outubro de 2018

02 de outubro - Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Mt 18,10


Hoje a liturgia nos faz refletir sobre um modo particular de companhia, de ajuda que o Senhor nos deu a todos: os anjos da guarda. Cada um de nós, tem um; um que nos acompanha. E, precisamente na oração, no início da missa, pedimos a graça de que no caminho da vida sejamos amparados pela sua ajuda para depois gozar, com eles, no céu.

Somos amparados precisamente pela sua ajuda: o anjo que caminha conosco. O anjo da guarda anda sempre conosco e esta é uma realidade: é como um embaixador de Deus conosco. E, o Senhor nos aconselha: “Respeita a sua presença!”.

Talvez, nalgumas ocasiões pensemos que podemos esconder muitas coisas. É verdade, podemos escondê-las. Mas o Senhor diz-nos que podemos esconder muitas coisas más, mas no final tudo se saberá. E a sabedoria do povo diz que o diabo faz as panelas, mas não as tampas. Por isso tudo se saberá; e este anjo, que todos nós temos, é para nos aconselhar, ir pelo caminho. Portanto é um amigo, um amigo que não vemos, mas que sentimos; é um amigo que estará conosco no céu, na alegria eterna.

É o ícone da criança que Jesus escolhe quando quer dizer como deve ser um cristão. Quem se fizer pequenino como esta criancinha será maior nos céus; e não desprezeis um só destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjinhos nos céus veem sempre o rosto de meu Pai que está nos céus.

Estas palavras de Jesus significam, que a docilidade a este companheiro de caminho nos torna como as crianças: não soberbos mas humildes; faz-nos pequeninos; não altivos como quem é orgulhoso ou soberbo. Não, como uma criancinha! É precisamente esta docilidade que nos torna grandes e nos leva aos céus.
Que o Senhor nos dê a graça desta docilidade, de ouvir a voz deste companheiro, deste embaixador de Deus que está ao nosso lado em seu nome, de modo que possamos ser amparados pela sua ajuda, sempre a caminho.

Papa Francisco – 02 de outubro de 2015

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário