Reconhece, ó cristão, a dignidade de tua sabedoria e entende de que modo engenhoso foste chamado ao prêmio. A misericórdia te quer misericordioso, a justiça, justo, para que em sua criatura transpareça o Criador e no espelho do coração do homem refulja a imagem de Deus expressa pelas linhas da imitação. Firme é a fé dos que assim agem, teus desejos te acompanham e daquilo que amas gozarás sem fim.
“Hoje falamos sobre a figura de um Papa, que em 1754 foi proclamado por Bento XIV Doutor da Igreja: trata-se de São Leão Magno.
Como indica o apelativo que
depressa lhe fora atribuído pela tradição, ele foi verdadeiramente um dos
maiores Pontífices que honraram a Sede romana, contribuindo muitíssimo para
fortalecer a sua autoridade e prestígio.
Primeiro Bispo de Roma com o
nome de Leão, adotado depois por outros doze Sumos Pontífices, é também o
primeiro Papa do qual chegou até nós a pregação, por ele dirigida ao povo que o
circundava durante as celebrações.
É espontâneo pensar nele
também no contexto das atuais audiências gerais de quarta-feira, encontros que
nos últimos decênios se tornaram para o Bispo de Roma uma forma habitual de
encontro com os fiéis e com muitos peregrinos provenientes de tantas partes do
mundo.
Leão era originário da
Túscia. Tornou-se diácono da Igreja de Roma por volta do ano 430, e com o tempo
adquiriu nela uma posição de grande realce.
Este papel de relevo levou
em 440 Gala Placídia, que naquele momento regia o Império do Ocidente, a
enviá-lo para a Gália a fim de resolver uma situação difícil. Mas no Verão
daquele ano o Papa Sisto III faleceu, e na sucessão foi eleito precisamente
Leão, que recebeu a notícia quando estava a desempenhar a sua missão de paz na
Gália.
Tendo regressado a Roma, o
novo Papa foi consagrado a 29 de Setembro de 440. Tinha assim início o seu
pontificado, que durou mais de 21 anos, e que foi sem dúvida um dos mais
importantes na história da Igreja.
Quando faleceu, a 10 de
Novembro de 461, o Papa foi sepultado junto do túmulo de São Pedro. As suas
relíquias estão conservadas ainda hoje num dos altares da Basílica Vaticana.
Os tempos nos quais viveu o
Papa Leão eram muito difíceis: o repetir-se das invasões bárbaras, o
progressivo enfraquecimento no Ocidente da autoridade imperial e uma longa
crise social tinham imposto que o Bispo de Roma como teria acontecido com
evidência ainda maior um século e meio mais tarde, durante o pontificado de
Gregório Magno assumisse um papel de relevo também nas vicissitudes civis e
políticas. Isto não deixou, obviamente, de aumentar a importância e o prestígio
da Sé romana.
Permaneceu célebre sobretudo
um episódio da vida de Leão. Ele remonta a 452, quando o Papa em Mântua,
juntamente com uma delegação romana, encontrou Átila, chefe dos Unos, e o
dissuadiu de prosseguir a guerra de invasão com a qual já tinha devastado as
regiões norte-orientais da Itália. E assim salvou o resto da Península.
Este importante
acontecimento tornou-se depressa memorável, e permanece como um sinal
emblemático da ação de paz desempenhada pelo Pontífice.
Infelizmente não foi de
igual modo positivo, três anos mais tarde, o êxito de outra iniciativa papal,
contudo sinal de uma coragem que ainda nos faz admirar: de fato, na Primavera
de 455 Leão não conseguiu impedir que os Vândalos de Genserico, tendo chegado
às portas de Roma, invadissem a cidade indefesa, que foi saqueada durante duas
semanas.
Contudo o gesto do Papa que,
inerme e circundado pelo seu clero, foi ao encontro do invasor para implorar
que se detivesse impediu pelo menos que Roma fosse incendiada e obteve que do
terrível saque fossem poupadas as Basílicas de São Pedro, de São Paulo e de São
João, nas quais se refugiou uma parte da população aterrorizada.
Conhecemos bem a ação do
Papa Leão, graças aos belíssimos sermões deles estão conservados quase cem num
latim maravilhoso e claro e graças às suas cartas, cerca de cento e cinquenta.
Nestes textos o Pontífice manifesta-se em toda a sua grandeza, dirigido ao
serviço da verdade na caridade, através de uma prática assídua da palavra, que
o mostra ao mesmo tempo teólogo e pastor.
Leão Magno, constantemente
solícito pelos seus fiéis e pelo povo de Roma, mas também pela comunhão entre
as diversas Igrejas e pelas suas necessidades, foi defensor e promotor
incansável da primazia romana, propondo-se como herdeiro autêntico do apóstolo
Pedro: disto se mostram bem conscientes os numerosos Bispos, em grande parte
orientais, reunidos no Concílio de Calcedônia.
Tendo sido realizado em 451,
com os trezentos e cinquenta Bispos que nele participaram, este Concílio foi a
mais importante assembleia até então celebrada na história da Igreja.
Calcedônia representa a meta certa da cristologia dos três Concílios ecumênicos
precedentes: o de Niceia de 325, o de Constantinopla de 381 e o de Éfeso de
431.
Já no século VI estes quatro
Concílios, que resumem a fé da Igreja antiga, foram de fato comparados com os
quatro Evangelhos: é quanto afirma Gregório Magno numa famosa carta, na qual
declara "acolher e venerar, como os quatro livros do Santo Evangelho,
os quatro Concílios", porque sobre eles explica ainda Gregório "como
sobre uma pedra quadrada se eleva a estrutura da santa fé".
O Concílio de Calcedônia ao
recusar a heresia de Eutiques, que negava a verdadeira natureza humana do Filho
de Deus afirmou a união na sua única Pessoa, sem confusão e sem separação, das
duas naturezas humana e divina.
Esta fé em Jesus Cristo
verdadeiro Deus e verdadeiro homem era confirmada pelo Papa num importante
texto doutrinal dirigido ao Bispo de Constantinopla, o chamado Tomo a
Flaviano, que, lido em Calcedônia, foi recebido pelos Bispos
presentes com uma eloquente aclamação, da qual é conservada notícia nas atas do
Concílio: "Pedro falou pela boca de Leão", prorromperam em
uníssono os Padres conciliares.
Sobretudo desta intervenção,
e de outras feitas durante a controvérsia cristológica daqueles anos, sobressai
com evidência como o Papa sentia com particular urgência as responsabilidades
do Sucessor de Pedro, cujo papel é único na Igreja, porque "a um só
apóstolo está confiado o que a todos os apóstolos é comunicado", como
afirma Leão num dos seus sermões para a festa dos santos Pedro e Paulo.
E o Pontífice soube exercer
estas responsabilidades, no Ocidente e no Oriente, intervindo em diversas
circunstâncias com prudência, firmeza e lucidez através dos seus escritos e
mediante os seus legados. Mostrava deste modo como a prática da primazia romana
fosse necessária então, como também hoje, para servir eficazmente a comunhão,
característica da única Igreja de Cristo.
Consciente do momento
histórico no qual vivia e da transformação que se estava a verificar num
período de profunda crise da Roma pagã para a cristã Leão Magno soube estar
próximo do povo e dos fiéis com a ação pastoral e com a pregação.
Incentivou a caridade numa
Roma provada pelas carestias, pela afluência dos fugitivos, pelas injustiças e
pela pobreza.
Contrastou as superstições
pagãs e a ação dos grupos maniqueus.
Relacionou a liturgia com a
vida quotidiana dos cristãos: por exemplo, unindo a prática do jejum com a
caridade e com a esmola sobretudo por ocasião das Quatro
têmporas, que marcam no decorrer do ano a mudança das estações.
Em particular Leão Magno ensinou
aos seus fiéis e ainda hoje as suas palavras são válidas para nós que a
liturgia cristã não é a recordação de acontecimentos do passado, mas a atualização
de realidades invisíveis que agem na vida de cada um.
É quanto ele ressalta num
sermão a propósito da Páscoa, que deve ser celebrada em todos os tempos do ano "não
tanto como algo do passado, mas como um acontecimento do presente".
Tudo isto se insere num
projeto determinado, insiste o santo Pontífice: de fato, como o Criador animou
com o seu sopro da vida racional o homem plasmado com o pó da terra, depois do
pecado original, enviou o seu Filho ao mundo para restituir ao homem a
dignidade perdida e destruir o domínio do diabo com a vida nova da graça.
Eis o mistério cristológico
para o qual São Leão Magno, com a sua carta ao Concílio de Éfeso, deu uma
contribuição eficaz e essencial, confirmando para todos os tempos através desse
Concílio quanto disse São Pedro em Cesareia de Filipe. Com Pedro e como Pedro
confessou: "Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo". E por isso Deus e
Homem juntos, "não alheio ao gênero humano, mas contrário ao pecado".
Em virtude desta fé
cristológica ele foi um grande portador de paz e de amor. Mostra-nos assim o
caminho: na fé aprendemos a caridade.
Aprendemos portanto com São Leão Magno a crer em Cristo,
verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, e a realizar esta fé todos os dias na ação
pela paz e no amor ao próximo.”
Papa Bento XVI
05/03/2008
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