terça-feira, 1 de novembro de 2016

Beato Teodoro Romza

O Bispo Romza demonstrou uma fé heróica no contexto político e social difícil do seu tempo, indicando como resistir à pressão contra as liberdades civis e religiosas de seu povo.
Sem medo ele foi para o seu martírio, exortando os fiéis a renovarem o seu batismo e testemunhando publicamente a sua fé em Cristo e fidelidade à Igreja de Roma.
Santos saem desta vida para irem ao encontro do Senhor para sempre, no amor eterno que supera toda injustiça e até a morte.
Nós sentimos presente entre nós, o Beato Teodoro, mas também o inesquecível Papa João Paulo II, que o beatificou, e que em maio passado atingiu o mesmo objetivo. Com eles, invocamos Maria para sustentar-nos  e nos fazer  repetir todos os dias para o próprio Cristo: Totus tuus ego sum! Senhor, eu quero ser todo seu!
Se ele não tivesse falado no coração estas palavras, poderia o Beato Teodoro permanecer fiel na hora do martírio? Certamente que não. Com fé, no entanto, ele foi capaz de mover  as montanhas de perseguição e permanecer naconfiança em Cristo e na Virgem Maria até o último suspiro, como confirmado em toda a sua vida.

Homilia do Cardeal Sandri – Celebração dos 100 anos do nascimento do Beato Teodoro Romza – 6 de julho de 2011

O Beato Bispo Teodoro Romza, conduziu a Igreja dos greco-católicos na Diocese de Mukacevo no período mais crítico da história da Igreja Ucraniana.

Ele nasceu 14 de abril de 1911 em Veliky Byčkiv, na Região Transcarpathian. Seu pai era um funcionário da ferrovia. Teodoro completou seus estudos de filosofia e teologia na Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote no Natal de 1936. A partir da primavera de 1938, ele serviu como pastor das aldeias na montanha de Berezova e Nizna Bystra no distrito de Chust. No Outono de 1939, ele foi nomeado diretor espiritual e professor da Escola Superior de Filosofia Teologia Uzhorod. Em 24 de setembro de 1944,  com apenas 33 anos, foi ordenado bispo.

Como parte das medidas ordenadas pessoalmente por  Stalin, hostil à religião, foi ordenada a supressão, e depois a total aniquilação da Igreja Católica.
Os católicos deveriam fundir-se com a Igreja Ortodoxa Russa. Isso também determinou o destino do bispo Teodoro. Como o Bispo nunca negou a união com a Santa Sé, na verdade, ele preparou sua diocese e seu clero para não ceder, começou assim, a prisão de sacerdotes e um número crescente de igrejas foi entregue aos ortodoxos.
Uma vez que não foi possível encontrar qualquer razão, mesmo ilusória, para fazer uma prisão do Bispo Teodoro, foi planejado seu assassinato.

Durante uma visita pastoral foi envolvido em um acidente de automóvel fictício e ele foi ferido. Transportado para o hospital em Mukacevo, o Bispo convalescente, no dia 1 de Novembro de 1947, foi envenenado pelo general da polícia de Estado e seus agentes especiais.


Bispo Teodoro estava ciente de que a confissão da Fé e sua fidelidade à Igreja lhe custou a vida. O seu exemplo ajudou a constância na fé de sua diocese, da maioria do clero e dos fiéis durante as perseguições, tornando-se o símbolo da resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário