sexta-feira, 4 de novembro de 2016

São João Paulo II e São Carlos Borromeu

“O dia do onomástico sempre atrai a atenção e a benevolência dos mais próximos, dos familiares, sobre a pessoa que leva um determinado nome.
Esse nome nos lembra o amor dos nossos pais, que, ao escolhê-lo, de certo modo queriam determinar o lugar do seu filho ou filha naquela comunidade de amor que é a família. Os meus caríssimos pais me deram o nome de Karol (Carlos), que era também o nome do meu pai.”
Papa João Paulo II 04/11/1978

“Hoje quero venerar São Carlos Borromeu, de quem recebi o nome no dia do meu batismo. Mais de uma vez tive a ocasião de dirigir-me em peregrinação ao seu sepulcro na Catedral de Milão, bem como visitar os lugares ligados à sua vida.
Aqui em Roma o seu coração repousa na Igreja de San Carlo al Corso, a ele dedicada. Trata-se de um particular muito eloqüente, que testemunha como esse Cardeal e pastor da Igreja de Milão foi, ao mesmo tempo, servidor das causas universais da Igreja.”
Papa João Paulo II - 04/11/1979

“No atentado que me atingiu, não posso deixar de lembrar um paralelo com São Carlos Borromeu, do qual levo o nome.
Narram as crônicas que no dia 26 de outubro de 1569, enquanto ele se encontrava em oração em sua capela privada, para se opor a uma reforma por ele promovida, atiraram-lhe com um arcabuz, mas ele saiu milagrosamente ileso do atentado. Apesar da diversidade das circunstancias, também devo humildemente agradecer ao senhor por ter querido salvar a minha vida, a fim de que depois pudesse usá-la a serviço da Igreja.”
Papa João Paulo II - 03/11/1981




Nenhum comentário:

Postar um comentário