sábado, 26 de novembro de 2016

Beata Gaetana Sterni

 
Também a beata Gaetana Sterni, tendo compreendido que a vontade de Deus é sempre o amor, dedicou-se com incansável caridade aos excluídos e aos que sofrem. Tratou sempre estes seus irmãos com a doçura e o amor de quem, nos pobres, serve o próprio Senhor.

Exortava as suas Filhas espirituais a seguir o mesmo ideal, as Irmãs da Vontade Divina, convidando-as, como escrevia nas Regras, "a estarem dispostas e a sentirem alegria por viverem privações, canseiras e qualquer sacrifício para benefício do próximo necessitado em tudo o que o Senhor pudesse querer delas".
O testemunho de caridade evangélica oferecido pela Beata Sterni convida cada crente a procurar a vontade de Deus, no abandono confiante a Ele e no generoso serviço aos irmãos.

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 04 de novembro de 2001

Gaetana Sterni viveu toda a sua vida em Bassano del Grappa, (Itália). Ele chegou com sua família, com cerca de 8 anos vindos de Cassola, onde ela nasceu 26 de junho de 1827. Seu pai Giovanni Battista Sterni, administrava as propriedades rurais da família Mora e vivia confortavelmente com sua esposa e seus seis filhos. Em 1835 ele se mudou com sua família para Bassano.

No entanto, uma série de acontecimentos muda drasticamente as condições da família de Gaetana. Na verdade, morre aos 18 anos, Margaret, sua irmã mais velha e, depois de uma doença mais dolorosa, seu pai morreu, enquanto seu irmão Francesco, que quer ser ator, sai de casa e deixa a família em situação econômica crítica. Estes eventos marcam a existência de Gaetana, fazendo que ela amadureça rapidamente e tendo que partilhar com a mãe os muitos problemas da vida cotidiana.

Sua educação na fé é sólida e apoiada pelo testemunho e os ensinamentos da mãe, pela oração e sacramentos. Como uma aparência graciosa e rara beleza, cheia de charme, atrai um jovem empresário, um viúvo com três filhos que pediu para casar com ela.
Após avaliar seus sentimentos e a responsabilidade que assumiria, superando a oposição do tutor, Gaetana aceitou a proposta de casamento de Liberale Conte. A jovem noiva que ainda não tinha 16 anos de idade preenche a nova casa com a sua vitalidade; restaura a paz e alegria para o marido e três filhos que a amam como mãe. Gaetana sabe quando engravida que a felicidade do casal está completa.

Enquanto orava uma premonição sobre a morte iminente de seu marido perturba Gaetana, que se sente "morrer de um coração partido" com a ideia de perder a pessoa que lhe é "a mais preciosa da vida", mas em seu coração sentiu como uma força que ajuda não se desesperar e confiar em Deus de todo o coração.

A premonição infelizmente se torna realidade e Liberale Conte, na flor da juventude e saúde, depois de uma curta doença, morreu. A jovem esposa vive horas de terrível angústia pela perda de seu marido, que amou mais do que a si mesma, para a dor das crianças órfãs e outra vez para seu filho que nunca conhecerá seu pai. E 'sobrecarregada com tristeza, mas quando ela cai em si mesma recorda a premonição que teve e o que ela tinha experimentado.
Mais uma vez ele confia no Senhor, colocando Nele, com confiança, toda a sua vida. Encontra Nele a força para viver, para cuidar das três crianças e levar ao fim a gravidez. Mas, o filho de Gaetana morre poucos dias após o nascimento. Começando anos de uma viuvez amarga.

A família do marido de fato não aceita o carinho que une os órfãos a Gaetana, nascendo assim, mal-entendidos, suspeitas e calúnias. Ela é separada dos filhos e afastada de sua casa. Aos dezenove anos volta para a casa de sua mãe. Apesar do sofrimento, esquecendo-se de si mesma, ajuda as crianças a aceitar o duro afastamento. Afável, mas firme, ela defende os direitos das crianças, perdoa generosamente e obtém com serenidade a plena reconciliação das duas famílias.

O sofrimento não a destrói, sua sensibilidade natural torna presente sua capacidade de misericórdia e solidariedade.
Ela nunca pensou em ser uma religiosa e, olhando para o futuro, ora para que o Senhor lhe dê a conhecer qual é o cônjuge que Deus pretendia na sua vida. E em oração percebe claramente que Deus quer ser "o único Esposo de sua vida."

Gaetana fica perturbada. Ela confrontou-se com o seu confessor, que confirma que é um verdadeiro chamado de Deus. Em seguida, ela pede para entrar no convento das Canossianas de Bassano, e é aceita como postulante. Ela vive na comunidade cinco meses feliz, mas ainda em oração tem outra premonição que a preparou para a morte de sua mãe, em seguida. Deve, portanto, deixar o convento e assumir a responsabilidade pelos irmãos mais novos. Durante anos, ela lida com as dificuldades, doença na família, dor e sofrimento. Apesar da impossibilidade de viver uma vida de recolhimento espiritual, tenta se entregar cada vez mais a Deus. Ela confronta seu confessor e ora diligentemente para conhecer a vontade de Deus para ela. Com humilde disponibilidade e cada vez mais atenta ao que Ele pede nas profundezas do coração, mas também através de eventos e nas necessidades dos pobres de sua cidade.

Como pressentimento da morte da mãe, Gaetana também sentiu que Deus estava preparando-lhe um abrigo "para doar a si mesma ao serviço dos pobres e, assim, cumprir a sua vontade." Esta vocação ressoa em seu coração por um longo tempo antes que ela encontre a coragem de falar com o seu confessor, porque lhe parecia estranho e terrível. Quando ela finalmente fala, ele não parece dar muito peso à ideia de Gaetana.  Mas cada vez que ela vê um pobre "internado num hospício" ouve em seu íntimo o convite "Eu quero que você acolha meu pobre" e ideia do Abrigo sempre a persegue.

Ela tem 26 anos quando finalmente livre das obrigações da família pode cuidar de si. Concluindo um discernimento sério e partilhado, com o Padre Bedin que confirma sua vocação, dizendo "Sim, Gaetana, o Senhor quer você nos hospícios". Em 1853, "apenas para fazer a vontade de Deus", Gaetana entra neste hospício de mendicância que acolhe em condições miseráveis ​​115 doentes, para a maioria dos pacientes, parte do transtorno é o vício que causa desordens e abusos de quase todos os tipos.

Ela permaneceu lá por 36 anos até sua morte comprometida neste ministério, dando tudo de si mesma, com a caridade incansável. Vigílias no leito de morte, nos serviços mais humildes aos doentes e idosos, é toda abnegação, suavidade e doçura para aqueles que nada possuem, nos pobres serve ao Senhor. É cheia de grande confiança em Deus e desejo de agradá-lo em tudo.

Aos 33 anos, com o consentimento de seu confessor Don Simonetti faz a doação total de si mesma a Deus, "disposta a aceitar o que o Senhor pode ter para ela."
Com confiança ilimitada se entrega nas mãos de Deus, "instrumento fraco que ele usa para seus projetos." Ela atribui apenas à Providência, o nascimento da nova congregação, que teve lugar na simplicidade e no escondimento com a profissão das primeiras duas companheiras em 1865.

O nome "Irmãs da Vontade Divina" interiormente sugerido a Gaetana, para ela e para as jovens que a seguem, indicando o que deve caracteriza-las  "uniformidade em toda a Vontade Divina através de um abandono total a Deus e um zelo santo para o bem dos outros, dispostos a sacrificar tudo apenas para louva-lo".
Como ela, as primeiras companheiras animadas pelo mesmo zelo espiritual são consagradas a Deus, e são dedicadas a servir os pobres do Hospício e ao nosso próximo em necessidade, especialmente com a assistência do doente em casa e com outras obras de caridade de acordo com as necessidades particulares que surgissem. O Bispo de Vicenza aprovou as primeiras regras da congregação em 1875.
Gaetana morreu em 26 de novembro de 1889 amorosamente assistida por suas filhas e venerada pelos seus compatriotas. Seus restos mortais são venerados na Casa Mãe. As comunidades se multiplicaram e a congregação já se espalhou para a Europa, América e África.

O caminho para a santidade que Gaetana percorreu é, por essência, uma rota viável para cada cristão: cumprir em tudo e sempre o que agrada ao Senhor, confiando Nele com confiança ilimitada, mudar com o poder do amor todo o mal em bem à maneira de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário