quinta-feira, 30 de março de 2017

30 de março - São Leonardo de Murialdo

Estamos tão ansiosos para conhecer o grande homem, o operador de milagres, o herói, o campeão, a estrela, o "líder", não podemos escapar do encanto do santo, que só personifica um ser maior, e muito mais se pode atribuir a ele, pequeno, o título emocionante é nosso! A hagiografia é um dos estudos de antropologia superlativo, devido ao fator religioso, que, embora o fluxo do mesmo princípio para um fim idêntico, gera uma riqueza infinita de tipos humanos, um distinto do outro na maravilhosa variedade de rostos humanos transfigurado, cada pelo seu próprio carisma diferente.

O Santo: portanto, um objeto de conhecimento, interesse, curiosidade legítima e louvável. Quem foi Leonardo Murialdo, para que hoje nós atribuímos a ele esse alto título Santo? Até agora ele era pouco conhecido. – Quando nós  tivemos a alegria de proclamar a beatificação de Murialdo, fizemos a mesma pergunta, que um amigo, monsenhor Giuseppe De Luca, deu a resposta, escrevendo em 1950,  por ocasião do cinquentenário da morte de nosso santo "Murialdo foi um cristão que provocou incêndios que formam a glória do século passado, a glória de uma estrela no meio da noite. . . . Ele merece reconhecimento e, antes disso, o conhecimento. Louvor, louvor, celebrações, está tudo bem, mas primeiro e acima de tudo, creio eu, o conhecimento". Este não é o momento de dar os dados biográficos do santo, para narrar sua vida; e até mesmo para fazer o panegírico. 

Agora, finalmente, temos uma grande documentação sobre a vida de Murialdo, uma vida impregnada de humildade e discrição, de ricos e pródigos testemunhos da atividade incansável; três volumes recolhem as notícias sobre ele, de modo que aqueles que desejarem podem conhecer o novo santo, uma vez que é possível e desejável; vidas, obras, escritos, comentários, tudo; é o trabalho meritório de Armando Castellani, que após o primeiro biógrafo, historiador de Murialdo, a Reffo, e muitos outros que ilustrou a vida dele, ele colocou em um pedestal documentos, testemunhos, informações a figura de Leonardo Murialdo para trazer a verdadeira grandeza que a canonização circunda com halo da santidade.

Portanto, temos a história do santo, e imediatamente olhamos para a pessoa, nós admiramos a santidade. Todos nos tornamos observadores, admiradores e, se Deus quiser, imitadores e seguidores.
Papa Paulo VI – trecho da homilia de canonização – 03 de maio de 1970

Leonardo Murialdo nasceu em Turim, Itália, no ano de 1828, oitavo filho de uma família rica. Órfão de pai com apenas quatro anos, recebeu, contudo, uma ótima educação cristã no colégio dos Escolápios de Savona. Na juventude, atravessou uma profunda crise espiritual que o levou à conversão e à descoberta da vocação sacerdotal.

Iniciou em Turim os estudos filosóficos e teológicos. Começou a trabalhar, nesses anos, no Oratório do Anjo da Guarda, dirigido pelo primo, o teólogo Roberto Murialdo. Graças a essa colaboração tocou com as mãos as problemáticas da juventude de Turim: meninos de rua, encarcerados, limpadores de chaminés, serventes de bar.

Em 1851 foi ordenado sacerdote. Começou a trabalhar em contato também com o padre Cafasso e com Dom Bosco, e deste último aceitou a direção do Oratório São Luís. Leonardo respirou o sistema preventivo, encarnou-o e aplicou-o em todas as suas futuras obras educativas.
Em 1866 aceitou a direção do Colégio Pequenos Artesãos de Turim, dedicado à acolhida, à formação humana, cristã e profissional de jovens pobres e abandonados. Fez inúmeras viagens pela Itália, França e Inglaterra para visitar instituições educativas e assistenciais, para aprender, confrontar e melhorar o próprio sistema educativo. Figurou entre os promotores das primeiras bibliotecas populares católicas e da União dos Operários Católicos, onde seria, por longos anos, assistente eclesiástico.

Em 1873, com o apoio de alguns colaboradores, fundou a Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). Sua finalidade apostólica era a educação da juventude, especialmente pobre e abandonada. Abriu oratórios, escolas profissionais, casas-família para jovens trabalhadores e colônias agrícolas, aprofundou o seu trabalho nas associações leigas, especialmente no campo da formação profissional dos jovens e da boa estampa.

Seu lema era “Fazer e calar”. Foi homem de espírito e de oração, contemplativo na ação como Dom Bosco. Por volta de 1884 foi atingido por diversos ataques de broncopneumonia. Dom Bosco foi dar-lhe uma bênção e, apesar das provações e perturbações, viveu ainda até 1900.

O Papa Paulo VI proclamou-o Beato em 1963 e santo em 3 de maio de 1970. A perda do pai em tenra idade levou Leonardo também a ser pai e guia dos jovens que o Senhor lhe quis confiar. A sua vida, o seu etilo e a sua ação colocam-no ao lado do seu amigo e modelo São João Bosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário