domingo, 26 de março de 2017

26 de março - Quarto Domingo da Quaresma


A Liturgia propõe-nos, durante a Quaresma, uma verdadeira renovação doutrinal, como preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor. Em cada Domingo é-nos dado um tema, para que o aprofundemos, no estudo e na oração.
Neste Quarto Domingo da Quaresma, chamado liturgicamente o Domingo da alegria, a Liturgia da Palavra convida-nos a uma reflexão profunda sobre a fé. Ele recebe estes nomes porque assim começa, neste dia, a Antífona de Entrada da Eucaristia: 
"Laetare, Ierusalem, et conventum facite omnes qui diligites eam; gaudete cum laetitia, qui in tristitia fuistis; ut exsultetis, et satiemini ab uberibus consolationis vestrae" ("Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações"), conforme Isaías 66, 10-11.

A cor litúrgica passa do roxo para o rosa para representar a alegria pela proximidade da Páscoa. Não existe incompatibilidade entre uma Quaresma bem vivida e a virtude da alegria, e o melhor caminho para uma alegria crescente é o aprofundamento da virtude da fé.

Na primeira leitura o profeta Samuel é secretamente enviado por Deus a Belém, a casa de Jessé, para escolher um rei, em substituição de Saúl. Deixa-se impressionar pelo aspecto físico dos irmãos de David, mas o Senhor observa-lhe: «Deus no vê como o homem; o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração
Na segunda leitura São Paulo anima os fiéis da Igreja de Éfeso a colaborar ativamente na vida da mesma, sobretudo na difusão do Evangelho.
Cada um de nós recebeu, pelo Batismo, uma missão em favor de toda a comunidade dos homens.
Jesus Cristo é a Luz que ilumina a nossa vida e lhe dá sentido. Sem ela não somos capazes de descobrir os verdadeiros valores da vida nem de nos reconhecermos como irmãos.
O cego de nascença é imagem do homem que deseja ver. Cristo é a «Luz do  mundo» que nos cura da cegueira interior, iluminando o nosso entendimento, a nossa memória e a nossa vontade para que a nossa fé seja cada vez mais viva e profunda, de modo a reconhecer e confessar Jesus como «o Senhor». Tal como na samaritana, podemos contemplar neste cego um itinerário de fé: ao início, Jesus é simplesmente um homem; depois, é um profeta; em seguida, é um homem de Deus; finalmente, é o Senhor. Na cura vemos acontecer um contraste: o cego abre-se progressivamente à luz do sol e à luz da fé, e os que podem ver (e tinham os olhos abertos) fecham-se à luz de Cristo (excomungam-no dizendo que não é um homem de Deus) e entram numa obscuridade cada vez maior. O cego fez o que Jesus mandou: «lavei-me e fiquei a ver». Nesta quaresma, Cristo, através da sua Igreja, também nos diz: Lavai-vos, purificai-vos dos vossos pecados, abandonai as obras das trevas.
Finalmente, a piscina de Siloé. Em hebraico Siloé significa Enviado. Jesus é o verdadeiro Enviado. Pelo nosso batismo, fomos lavados e purificados no seu Sangue. Por isso Jesus nos envia a testemunhar a fé: «Como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós». A fé sem obras está morta. E, no dizer de Santa Teresa de Jesus, «quando a fé está morta… queremos mais o que vemos do que aquilo que ela nos diz».
Senhor, mistura também hoje a tua saliva (símbolo da vida divina) com este barro, que sou eu, para que renasça em mim a nova criatura iluminada pela Luz de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário