sábado, 10 de outubro de 2015

São Daniel Comboni


Daniel Comboni era italiano de Limone sul Garda, na Brescia, tendo nascido, em 15 de março de 1831, numa família cristã, unida, humilde e pobre de camponeses. Os pais, Luis e Domenica, dedicavam-lhe um amor incontido, pois era o único sobrevivente de oito filhos.

A decisão missionária do filho os fez sofrer muitíssimo: sua saída para a África significa perde-lo para sempre. Eles imploram ao filho que não os deixe. A mãe fica revoltada e inconformada, aos domingos nas missas pede que todos rezem para que Daniel não parta para a África.
Problemas de solidão, de saúde, econômicos e a perspectiva da falta de amparo na velhice tornam mais difícil aos pais aceitar sua decisão de partir para a missão.
Daniel busca solucionar todos os problemas, chegando a pedir dinheiro até ao imperador para sustento de seus pais.
Por fim oferece aos pais uma foto sua com a legenda: “Quem ama seu pai e sua é  mãe mais do que a mim, não digno de mim.” (Mt 10,27)
Depois de receber o presente a sua mãe suspirou: “De oito filhos que o Senhor me deu, só fica um, e este, só no papel.”

Algum tempo depois já na missão ele recebe a noticia da morte de sua mãe e escreve:
“O missionário deve estar disposto a tudo, à alegria e à tristeza, à vida e à morte, ao abraço e ao abandono. E a tudo isso estou pronto também eu... O mundo que diga o que quiser... Que dois pais são infelizes porque ficaram sem filhos. No céu, todavia, raciocina-se de modo diferente; lá em cima escrevem-se outras palavras... Eu sou mártir pelo amor das almas mais abandonadas do mundo, e vós vos tornareis mártires por amor de Deus, sacrificando pelo bem das almas o vosso único filho.”



Beatificação e Canonização clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário