segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Beato Bartolo Longo

Bartolo Longo nasceu no sul da Itália, em 10 de Fevereiro de 1841. Seus pais foram Bartolomeu (médico) e Antonia Luparelli (filha de um magistrado). Desde criança manifesta-se muito engenhoso, vivo e de caráter ardente. Aos seis anos foi levado a um internato dos Padres Escolapios, onde realizou os estudos primários e secundários (11 anos). O resto de seus estudos foram realizados em  Lecce e Nápoles. Termina seus estudos de direito em 1864, aos 23 anos. Era de temperamento passional, sua estrutura o conduzia ao céu ou ao inferno; jamais a um lugar intermediário. Era elegante, bom moço e inteligente.

Na Universidade segue a moda anticristã da  época e dedica-se à política, às superstições e ao espiritismo: chegou a ser "medium" de primeiro grau e sacerdote espírita. Foi seu tempo de alienação juvenil, de busca desenfreada. O estudo, as diversões, a música (tocava piano) e os amigos preenchiam seus dias. Não sobrava tempo para a oração. E Deus foi desaparecendo dia após dia. Por outro lado, a filosofia de Hegel e o racionalismo de Renan o tinham totalmente preso. Começou a odiar a igreja, organizando conferências contra ela e louvando aos que criticavam o clero.

Esta experiência serviu-lhe paradoxalmente de degrau para redescobrir a fé definitivamente. Neste processo, foram instrumentos de Deus especialmente duas pessoas: um professor amigo e um sacerdote dominicano:
O Professor Vincenzo Pepe - que Bartolo qualifica como "o amigo de minha alma, que o Senhor pôs a meu lado em todos os momentos críticos e decisivos de minha vida" - não hesitou em, numa hora oportuna, admoestar severamente o jovem advogado por sua péssima vida.
Fecundada pela graça, essa advertência surtiu efeito. Bartolo decidiu procurar o confessionário para se reconciliar com Deus. Dirigiu-se à Igreja do Rosário, em Nápoles, onde foi atendido pelo Padre Alberto Radente, religioso dominicano. Era dia da festa do Sagrado Coração de Jesus, em 1865.

Sua conversão o levou a tomar decisões radicais: abandonou a vida mundana e dedicou-se a obras de caridade e ao estudo da religião. Renunciando inclusive a propostas muito vantajosas para a vida matrimonial.

Deus quis escolher este homem pecador como instrumento para propagar sua glória com a construção de um santuário dedicado à Santíssima Virgem Maria, que mais tarde será chamado Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Ali outros pecadores iriam  encontrar perdão e paz.

Em 1872  radica-se em  Pompéia por motivos profissionais: a condessa De Fusco confiou-lhe a administração de suas propriedades. Ficou profundamente impressionado com a miséria humana e religiosa dos pobres camponeses. A partir de uma inspiração especial decide se dedicar ao catecismo e à difusão do  Santo Rosário.
Nesse mesmo mês teve uma  experiência espiritual extraordinária: saiu para passear pelos arredores, meditava: "Depois de uma vida péssima, arrependi-me e encetei o caminho da conversão. Mas... conseguirei salvar minha alma?"   e, envolto em um profundo silêncio, absolutamente sozinho, lembra as palavras de seu confessor: "Se quiseres salvar-te, propaga o Rosário. É promessa de Maria".
Bartolo Longo, transportado interiormente, levanta o rosto e as mãos aos céus e grita a Maria: "Se é verdade que tu  prometeste a Santo Domingo que quem propagar o Rosário se salva, eu me salvarei, porque não sairei desta terra de Pompéia sem ter propagado aqui teu Rosário". Nesse momento soou longe um sino, era a hora do Ângelus do meio-dia. O santo se prostrou, orou e chorou. Esse sinal foi para ele a resposta esperada.

Em 1876, por sugestão do Bispo de Nola, inicia a "campanha de um 'salário mensal'" para construir um templo em Pompéia. Como resultado da cooperação humana e da intercessão prodigiosa de Maria surge um formoso Santuário. E em torno a esta construção nasce uma cidade mariana, enriquecida com numerosos institutos de caridade.

O "milagre de Pompéia" é  produto de cinquenta anos de trabalho incansável, fervoroso e inteligente. Milhares de crianças abandonadas receberam ajuda, um lar. Milhares de pessoas se reuniram em oração, graças aos escritos de São Bartolo Longo. Milhões de peregrinos visitaram a Virgem em seu novo  Santuário.


A primeira graça ocorre em Nápoles, no palácio da rua  Tribunali n° 62. Uma jovem sofria de epilepsia com fortíssimas convulsões  que se repetiam a cada três ou quatro dias. Através da Condessa de Fusco ficaram sabendo os familiares da igreja em construção dedicada à Virgem do Rosário e do que Deus já vinha fazendo no Vale. A tia da jovem promete uma peregrinação a Pompéia e sua colaboração na obra, se a sobrinha ficasse curada. A menina ficou totalmente curada e livre para sempre do mal que a acometia, a partir do dia 13 de Fevereiro de 1876. Dois médicos, que assistiam a jovem, foram testemunhas o ocorrido.

Em 1885, seguindo os conselhos de amigos e superiores, São Bartolo Longo contrai matrimônio com a condessa De Fusco, que assim se torna sua colaboradora fiel e generosa. Em 9 de Fevereiro de 1924 morre Mariana De Fusco aos 88 anos de idade, seguindo o santo italiano, dois anos depois, em 5 Outubro de 1926.

Em 26 de Outubro de 1980 o Papa João Paulo II o proclama Beato. "podemos dizer sem exagerar -afirma o Papa nessa oportunidade- que toda sua vida foi um serviço permanente à Igreja, em nome de Maria e por amor a Ela... O Rosário em suas mãos, também diz algo a nós, cristãos do Século. XX: "Oxalá volte a despertar sua confiança na Santíssima. Virgem do Rosário... Santa, venerada Mãe,  trago-te todas minhas preocupações, em ti deposito toda minha confiança, toda minha esperança!".
 

Hoje a Igreja no Brasil celebra São Benedito - Conheça sua historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário