segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Santa Laura de Córdoba

Laura viveu no século IX na cidade de Córdoba e era de uma nobre família. Foi casada com um importante funcionário do emirado independente cordobês e ao enviuvar, entrou no Mosteiro de Santa Maria de Cuteclara, vizinho de Córdoba, chegando inclusive a ser abadessa em 856, sucedendo Santa Áurea.
     
Quando começou uma grande perseguição muçulmana contra os cristãos, Laura proclamou publicamente sua fé católica e o emir Muhammad I mandou prendê-la e açoitar. Ao verem que ela não renegava o Cristianismo, foi levada perante o tribunal islâmico, processada e condenada a morrer em um banho de óleo fervente. Depois de três horas de atrozes sofrimentos, entregou sua alma a Deus, no dia 19 de outubro de 864.

Embora haja poucas informações sobre esta Santa, o seu culto se expandiu enormemente e o seu nome é muito difundido em toda a Europa. Muitos estudiosos acreditam que o seu nome derive do Latim, ‘laurus’: ‘loureiro’ (árvore) símbolo de sabedoria e de glória. Também pode ter como origem a ‘coroa de louros’ ou ‘laurel’, que significa ‘vitória, triunfo’, pois das folhas daquela árvore eram feitas coroas que cingiam a cabeça dos vencedores de jogos e de torneios poéticos. Nos tempos dos romanos era mais comum encontrar o nome Laurência do que Laura.

O Martirologio Espanhol narra que durante a ocupação muçulmana Laura recusou abjurar a Fé cristã. Ela faz parte do grupo dos 48 Mártires de Córdoba. Sua festividade se celebra no dia de hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário