segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nossa Senhora Aparecida

Milhões de pessoas vão, a cada ano, a Aparecida. Estando ali em 1980, o Papa João Paulo II fez duas perguntas:
“O que buscavam os antigos romeiros?”
“O que buscam os peregrino de hoje?”
E ele mesmo nos responde:
“Buscam aquilo mesmo que buscavam no dia do batismo: a fé e os meios de alimentá-la. Buscam os sacramentos da Igreja, sobretudo a reconciliação com Deus e com o alimento eucarístico. E voltam revigorados e agradecidos à Senhora, Mãe de Deus e Nossa.” 04/07/1980

Tempos atrás, no dia 16 de maio de 1978, um homem atacou a imagem de Nossa Senhora Aparecida e ela foi destruída em mais de 200 pedaços. Ele pensava que assim, destruiria o culto mariano.
No meio dos fragmentos foram encontradas, intactas, as duas mãos de Maria, unidas em oração.

Recordando esse fato, o Papa João Paulo II revelou:
“O fato vale como um símbolo: as mãos postas de Maria no meio das ruínas são um convite a seus filhos darem espaço em suas vidas à oração, ao absoluto de deus, sem o qual tudo o mais perde sentido, valor e eficácia. O verdadeiro filho de Maria é um cristão que reza.” 04/07/1980

A artista plástica Maria Helena Chartuni, que restaurou a imagem destruída, fala com carinho do trabalho que considera um divisor de águas em sua vida. 
“Para mim, existe o antes e o depois do restauro da Imagem. Sinto-me muito abençoada porque nenhum trabalho me deu tanta satisfação quanto aquele. Passados tantos anos, ainda percebo o retorno da esperança que a Imagem proporcionou a mim e toda a população”. 
Maria Helena agradece a Deus a graça de ter reconstruído o símbolo da devoção Mariana, mas explica que não foi fácil: “Fiquei muito assustada no início. A Imagem estava despedaçada, principalmente a parte da cabeça. Além das dificuldades técnicas, estava lidando com uma peça de arte produzida em terracota (barro cozido)”. 
Ela conta que teve sua fé restaurada ao longo daqueles 33 dias de árduo trabalho, tornando-se devota. “Foi a partir daí que me dei conta de que algo tinha acontecido com a minha fé que até então estava "congelada", apesar de eu ter sido criada numa família católica. O trabalho de restauro da imagem de Nossa Senhora mudou a minha vida, minha fé. Ela é a mensageira de Deus, aceitou sua missão com humildade, pureza e obediência. Ela deve ser nosso exemplo de mulher de Deus e por isso devemos amá-la e respeitá-la sempre”. 

Em Aparecida, Maria é invocada como Padroeira e Mãe. Em Aparecida, o povo olha para Maria e vê Jesus, o Verbo feito carne. Em Aparecida, o povo se une a Maria por muitas expressões de fé: celebrações, orações, novenas, rosário.... Depois, leva o que viveu ali para suas comunidades.

Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida clique aqui
Alguns milagres clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário