segunda-feira, 6 de julho de 2020

06 de julho - Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: 'Coragem, filha! A tua fé te salvou.'Mt 18,22

O Evangelho apresenta dois prodígios feitos por Jesus, descrevendo-os quase como uma espécie de marcha triunfal rumo à vida.

Jesus cura uma mulher que sofria de hemorragias e fica sarada assim que toca no manto de Jesus. Aqui, impressiona o fato de que a fé desta mulher atrai — tenho vontade de dizer, “rouba” — o poder salvífico divino que há em Cristo, o qual, sentindo que uma força tinha saído dele, procura entender quem era. E quando a mulher, com muita vergonha, vai em frente e confessa tudo, Ele diz-lhe: “Filha, a tua fé te salvou!”

No segundo relato Jesus entra na casa de um chefe que suplica pela vida de sua filha que está enferma. Quando chegam à casa, Jesus entra no quarto e toma a menina morta pela mão E imediatamente a jovem se levanta, como se tivesse acordado de um sono profundo

Trata-se de duas narrações interligadas, com um único centro: a fé; e mostram Jesus como nascente de vida, como Aquele que restitui a vida a quem confia plenamente nele. Os dois protagonistas, ou seja, o pai da menina, e a mulher doente, não são discípulos de Jesus, e no entanto, são atendidos devido à sua fé. Têm fé naquele homem. Disto compreendemos que no caminho do Senhor todos são admitidos: ninguém deve sentir-se um intruso, um ilegal ou alguém sem direitos. Para ter acesso ao seu coração, ao Coração de Jesus, só existe uma condição: sentir-se necessitado de cura e confiar nele.

Pergunto-vos: cada um de vós sente necessidade de ser curado? De algo, de algum pecado, de algum problema? E, se sente isto, tem fé em Jesus? Eis as duas condições para ser curado, para ter acesso ao seu Coração: sentir-se necessitado de cura e confiar nele.

Papa Francisco – 01 de julho de 2018

Hoje celebramos:
Santa Maria Goretti
Santa Nazária Inácia de Santa Teresa de Jesus
Beata Maria Teresa Ledóchowski

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário