quinta-feira, 30 de julho de 2020

30 de julho - São Pedro Crisólogo


São Pedro Crisólogo, nasceu em Imola, na Itália, no ano de 380. Filho de pais cristãos, foi educado na fé e muito cedo foi ordenado diácono, pelo Bispo da cidade. Tão digno se mostrou da confiança do prelado que este lhe entregou a administração da diocese. Com a morte do Bispo de Ravena, foi eleito pelo clero e pelo povo, o que ele só aceitou por insistência do papa Celestino I.

Pregador eloquente e esclarecido, com sua palavra oportuna e incisiva conseguiu não só a conversão de muitos pagãos, mas também a abolição de festas escandalosas de cunho pagão que eram celebradas a acada ano no mês de janeiro. 
Foi grande protetor dos pobres, dos desvalidos, das viúvas, dos órfãos, assim como um pastor vigilante e zeloso.

“Pedro”, oferecia-se como vitima do silêncio, morava num convento. Com seu testemunho de santidade, dom da comunicação, pregação e conhecimento das ciências teológicas, venceu a heresia do monofisismo, a qual afirmava que Jesus tinha apenas uma natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana. Também se destacou como escritor. Foram 176 sermões escritos por ele e que são usados até os dias de hoje.
Um homem com pecado no coração, mas que lutou com as armas da oração, jejum e misericórdia, para assim “aproveitar” e transmitir através da palavra, a graça.

O nome "Crisólogo" lhe foi dado por destacar-se principalmente pelo seu dom de pregação, pois significa: “O homem da palavra de ouro”.

São Pedro Crisólogo, ao sentir que sua hora estava próxima, retornou à sua cidade natal (Imola), e no dia 30 de julho de 450, ao meio dia, entrou para a gloria celeste, com aproximadamente 70 anos de idade. Recebeu o título de doutor da Igreja em 1729, pelo papa Bento XIII.

Um comentário:

  1. Bom dia tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir