quinta-feira, 2 de julho de 2020

02 de julho - O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Mt 9,5

Evangelho conta como Jesus cura um paralítico, Ele olha para o paralítico e diz: ‘Os teus pecados estão perdoados’. A cura física é um dom, a saúde física é um dom que devemos proteger. Mas o Senhor nos ensina que devemos também preservar a saúde do coração, a saúde espiritual.

Jesus vai ao essencial e isso causa escândalo. Quando Jesus vai ao essencial, escandaliza-se, porque ali está a profecia, ali está a força.

O essencial é a relação com Deus. E nós muitas vezes nos esquecemos disto, como se tivéssemos medo de ir propriamente ali, onde há o encontro com o Senhor, com Deus.

Aqui tem uma palavra de Jesus que talvez nos ajude: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’. Estamos acostumados a pensar neste remédio do perdão dos nossos pecados, dos nossos erros? Nós nos perguntamos: ‘Eu devo pedir perdão a Deus por alguma coisa?’. ‘Sim, sim, sim, em geral todos somos pecadores’, e assim a coisa se dilui e perde a força, esta força de profecia que Jesus faz quando vai ao essencial. E hoje Jesus, a cada um de nós, nos diz: ‘Eu quero perdoar os teus pecados’.

O essencial é a saúde, toda: do corpo e da alma. Devemos preservar bem a do corpo, mas também a saúde da alma. E devemos ir àquele médico que pode nos curar, que pode perdoar os pecados. Jesus veio para isto, deu a vida por isto.

Papa Francisco 17 de janeiro de 2020

Hoje celebramos:
São Bernardino Realino
Santos Processo e Martiniano
Beata Dove Kang Wan-suk
Beata Eugênia Joubert


Nenhum comentário:

Postar um comentário