quarta-feira, 29 de julho de 2020

29 de julho - 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas.' Lc 10,41

Devemos sempre recordar o que efetivamente é mais importante na vida, ou seja, a escuta da Palavra do Senhor. O Evangelho de hoje, com o célebre episódio da visita de Jesus à casa de Marta e Maria, nos recorda isso.

Marta e Maria são duas irmãs; têm também um irmão, Lázaro, que, contudo, neste caso não comparece. Jesus passa pela sua aldeia e – diz o texto – Marta hospeda. Este pormenor dá a entender que, das duas, Marta é a mais idosa, a que governa a casa. De fato, depois de Jesus ter entrado, Maria senta-se aos seus pés e ouve-o, enquanto Marta andava atarefada com muitos serviços, certamente devidos ao Hóspede extraordinário.

Parece que vemos a cena: uma irmã que anda toda atarefada, e a outra como que raptada pela presença do Mestre e das suas palavras. Um pouco depois Marta, evidentemente ressentida, não resiste mais e protesta, sentindo-se até no direito de criticar Jesus:

"Senhor, não se Te dá que a minha irmã me deixe só a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar".

Marta pretenderia até ensinar o Mestre! Mas Jesus, com grande calma, responde:

"Marta, Marta – e este nome repetido exprime afeto – andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada".

A palavra de Cristo é claríssima: nenhum desprezo pela vida ativa, nem muito menos pela generosa hospitalidade; mas um chamado claro ao fato de que a única coisa deveras necessária é outra; ouvir a Palavra do Senhor; e o Senhor naquele momento está ali, presente na Pessoa de Jesus! Todo o resto passará e nos será tirado, mas a Palavra de Deus é eterna e dá sentido ao nosso agir cotidiano.

Papa Bento XVI - 18 de julho de 2010

Hoje celebramos:
Santa Marta
Santo Olaf
Santos Zélia Guérin e Luis Martim
Beato Urbano II - Papa



Nenhum comentário:

Postar um comentário