segunda-feira, 13 de julho de 2020

13 de julho - Santo Henrique

Santo Henrique
O príncipe Henrique foi entregue ao Bispo de Ratisbona, São Wolfgang, e com ele se formou cultural e espiritualmente. A tradição germânica diz que uma noite Henrique sonhou com o seu falecido diretor espiritual, São Wolfgang. Este teria escrito na parede do quarto do príncipe: "entre seis". 

Henrique julgou que morreria dali a seis dias, e assim se preparou como convém a um bom cristão. Decorridos os seis dias, interpretou o sinal como uma referência a seis meses; ao longo de seis meses, continuou a se preparar,  levando uma vida de santidade. Findos os seis meses passou a se preparar para a morte dali a seis anos, mas, seis anos após o sonho, ele assumiu o trono do Sacro Império Romano Germânico, coroado pelo Papa Bento VIII, quando da morte de seu pai.

Foi coroado Rei, com uma vida coroada de virtudes, acumuladas durante este período. Pode assim resistir às tentações do poder, sendo um bom governante.

Ele nasceu em 6 de maio de 973, filho de Henrique I, duque da Baviera, e Gisela, filha do duque Conrado de Borgonha.

A mãe confiou a formação do pequeno ao bispo de Ratisbona, São Wolfgang, que educou com solidez a sua inteligência e a sua vontade. A propósito: o próprio São Wolfgang é considerado um dos três grandes santos da Alemanha do século X, sendo os outros Santo Ulrico e São Conrado.

Após a morte do pai, em 995, Henrique herdou o ducado. Quando seu primo, o imperador Oto III, morreu sem deixar herdeiros, os príncipes eleitores julgaram que ninguém tinha melhor preparo para reinar na Alemanha do que ele. E Henrique II foi assim eleito soberano em 1002.

Doze anos mais tarde, o rei Henrique II foi coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico junto com a esposa, Santa Cunegundes, na Basílica de São Pedro, em Roma.

Henrique morreu em 13 de julho de 1024, aos 51 anos, e foi canonizado em 1146 pelo Papa Eugênio III. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário