sexta-feira, 3 de julho de 2020

03 de julho - São Raimundo Gayrard

Raimundo Gayrard nasceu em Tolouse, na França, por volta da metade do século XI. Segundo a tradição, São Raimundo foi colocado a serviço da igreja de São Saturnino, exercitando-se no ministério do canto. Não obstante seu serviço na igreja, ele permaneceu como simples leigo.

Basílica de São Saturnino
Narra-se que São Raimundo contraiu um matrimônio, mas sua esposa veio a falecer logo após as núpcias. Provando uma grande tristeza, ele tomou então a decisão de não mais se casar, dedicando sua vida ao total serviço do próximo, verdadeiro salvador de seus concidadãos, ele construiu duas pontes sobre os Hers, cujas frequentes inundações eram um obstáculo à passagem de homens e mercadorias.

Distribuiu seus bens entre os pobres e fundou um pequeno centro de caridade, voltado à hospedagem dos mais pobres. Sua obra mais importante foi a reconstrução da igreja de São Saturnino, pois tendo alguma competência na área da arquitetura, São Raimundo acabou assumindo a direção do canteiro de obras, dando um grande impulso à reconstrução da igreja.

A um certo ponto, sua vida foi inteiramente devotada à essa construção, a ponto de pedir aos cônegos de poder ser aceito entre eles. Ao final, os cônegos não só o aceitaram, como o elegeram superior do capítulo.

Infelizmente ele não pôde ver sua obra terminada, já que no dia 3 de julho de 1118, ele entregava sua alma para Deus. Após os funerais, ele foi sepultado no asilo que havia fundado. Logo, muitas notícias de milagres ocorridos junto ao seu túmulo começaram a se espalhar, de modo que grande número de peregrinos acorria a esse local em visitação devota. Em 1652, o Papa Inocêncio III reconheceu oficialmente seu culto de veneração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário