quarta-feira, 1 de julho de 2020

01 de julho - Preciosíssimo Sangue de Cristo


No mês de julho a piedade cristã se dirige de modo especial para o Sangue de Cristo.

Desde os inícios do Cristianismo, o mistério de amor do Sangue de Cristo fascinou muitas pessoas, porque compreenderam na luz da fé que o Sangue de Cristo é fonte de salvação para o mundo. Deus escolheu o sinal do sangue, porque nenhum outro sinal é tão eloquente para expressar o amor supremo da vida doada aos outros. Esta doação repete-se em cada celebração eucarística, na qual se torna presente, juntamente com o Corpo de Cristo, o seu Sangue precioso, o Sangue da nova e eterna Aliança, derramado por todos em remissão dos pecados (cf.Mt 26, 27).

A meditação do sacrifício de Cristo induz-nos a cumprir obras de misericórdia, oferecendo a nossa vida por Deus e pelos irmãos sem nos pouparmos. A meditação do mistério do Sangue de Cristo derramado na cruz pela nossa redenção, impele-nos, em particular, rumo a quantos poderiam ser curados nos seus sofrimentos morais e físicos, mas, ao contrário, se deixam definhar nas margens de uma sociedade do consumo e da indiferença.

Não devemos esquecer que a verdadeira força do testemunho cristão deriva do próprio Evangelho. E é aqui que sobressai a centralidade do Sangue de Cristo e da relativa espiritualidade. Trata-se de confiar sobretudo na “superabundância de amor” expressa no Sangue do Senhor, realçada pelos Padres da Igreja e pelos grandes santos e místicos da história cristã, de São Boaventura a Santa Catarina de Sena, e a um Santo particularmente querido: São Gaspar de Búfalo. Este sacerdote romano, fundador dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, esforçou-se por manter vivo o fervor da fé no seio do povo cristão percorrendo as regiões da Itália central. Com o exemplo do seu amor a Deus, da sua humildade, da sua caridade, ele soube levar por toda parte a reconciliação e a paz, indo ao encontro das necessidades espirituais e materiais das pessoas mais frágeis, que viviam nas margens da sociedade.

Papa Francisco – 30 de junho de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário