terça-feira, 14 de julho de 2020

14 de julho - “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Mt 11,21

Jesus no Evangelho de hoje repreende três cidades — Betsaida, Corazin, Cafarnaum — porque não ouviram a sua palavra. Só escutaram, mas aquela palavra não entrou no seu coração, pois não acreditaram nos sinais, nos milagres que fez. A admoestação do Senhor é explícita: “Mas se em cidades pagãs como Tiro e Sidom, eu tivesse feito estes milagres, certamente teriam acreditado. Mas vós não”.

Por detrás desta repreensão há um pranto, porque Jesus está entristecido por ser rejeitado, por não ser recebido. O Senhor gosta deste povo, mas sente-se consternado. Portanto por detrás da reprovação está o pranto de Jesus. Com efeito, Jesus queria chegar a todos os corações, com uma mensagem que não era ditatorial, mas de amor. E Jesus chorou, porque esta gente não foi capaz de amar.

Em vez de Corazin, Betsaida e Cafarnaum, coloquemos nós, eu que recebi tanto do Senhor. Cada um de nós. Cada um pense na própria vida. O que recebi do Senhor. Nasci numa sociedade cristã, conheci Jesus Cristo, conheci a salvação, fui educado, educada na fé. E com quanta facilidade me esqueço, e deixo passar Jesus. Uma atitude que contrasta com aquela de outras pessoas que ouvem o anúncio de Jesus, imediatamente se convertem e o seguem. Ao contrário, nós estamos “habituados”. E este hábito faz-nos mal, porque reduzimos o Evangelho a um fato social, sociológico, e não a uma relação pessoal com Jesus.

É por isso que Jesus chora por cada um de nós quando vivemos o cristianismo formal e não realmente.

Cada um de nós pense: “Sou Corazin? Sou Betsaida? Sou Cafarnaum?” Se Jesus chora, peçamos a graça de chorarmos também nós: “Mas, Senhor, tu deste-me tanto. O meu coração está tão duro que não te deixa entrar. Senhor, pequei de ingratidão, sou um ingrato, uma ingrata”. Seja esta a oração de hoje. E abramos o coração, e peçamos ao Espírito Santo que nos escancare as portas do coração, para que Jesus possa entrar, a fim de que não só ouçamos Jesus, mas ouçamos e recebamos a sua mensagem de salvação e demos graças por tantas coisas boas que fez por cada um de nós.

Papa Francisco – 05 de outubro de 2018

Hoje celebramos:

São Camilo de Léllis
Beato Michel Ghebre
Beato Gaspar Bono


Nenhum comentário:

Postar um comentário