terça-feira, 7 de julho de 2020

07 de julho - São Marco Ji Tianxiang

São Marco Ji Tianxiang
São Marco Ji Tianxiang 
Com convicção e alegria testemunharam 120 mártires chineses, homens e mulheres de todas as idades e condições, sacerdotes, religiosos e leigos, que selaram sua fidelidade infalível a Cristo e à Igreja com o dom da vida. Isso aconteceu ao longo de vários séculos e em tempos complexos e difíceis da história da China. Essa celebração não é o momento apropriado para fazer julgamentos sobre esses períodos históricos: será possível e precisará ser feito em outro lugar. Hoje, com esta solene proclamação de santidade, a Igreja pretende apenas reconhecer que esses mártires são um exemplo de coragem e consistência para todos nós e honram o nobre povo chinês.

Papa João Paulo II – Homilia de Canonização – 01 de outubro de 2000.

Marco Ji Tianxiang nasceu  em 1834 na aldeia de Yazhuangtou, província chinesa de Hebei, em uma família cristã. Pessoa culta, de classe rica, casado e pai de família, ele era médico e usava tratamentos tradicionais chineses, como acupuntura. No entanto, quando se tratava de oferecer seus serviços a um paciente pobre, ele o fazia gratuitamente. Por esse motivo, era amado por todos, tanto que lhe foi confiada a administração dos bens de sua pequena comunidade cristã.

Com cerca de quarenta anos, ele começou a sofrer de doenças do estômago. A única maneira de aliviar a dor era tomando ópio: com o tempo, tornou-se viciado. Ele tentou repetidamente desintoxicar-se por vinte anos, mas sem sucesso. Seu confessor inicialmente lhe concedeu absolvição, mas, ao vê-lo voltar ao vício, ele decidiu proibi-lo de se aproximar da Eucaristia, até que conseguisse vencer o vício. Marco sentiu-se deixado de lado, mas continuou a assistir à missa. A essa altura, ele estava convencido de que apenas o martírio poderia abrir o caminho para o céu, já que ele não conseguia se libertar dessa droga.
Dez anos depois, a revolta dos Boxers também chegou à sua aldeia. Marco e sua família, treze pessoas ao todo, refugiaram-se no cemitério local, mas foram traídos e presos. Uma grande multidão de amigos e pessoas beneficiadas e cuidadas por ele implorou que ele pedisse graça para si e para si mesmo, mas isso só seria possível se ele negasse a fé cristã. Ele não apenas recusou, como negou-se a entregar as medalhas e escapulários que tinha com ele. Depois de uma última profissão de fé, ele entoou as ladainhas de Nossa Senhora.
Ao ser transportado para o local de seu martírio, seu neto de oito anos, Francis, perguntou-lhe: 

"Para onde vamos, avô?". 

"Vamos para casa, meu filho", ele respondeu. 

Chegando ao local estabelecido, Marco disse aos parentes:

“Meus filhos, não tenham medo. O paraíso aberto está próximo”, então ele pediu para ser decapitado por último, para ter certeza de que ninguém negasse a fé diante do teste supremo. 

Assim, aos sessenta e um anos, em 7 de julho de 1900, ele resgatou com sacrifício uma existência que havia arriscado ser brutalizada pelo vício.

Por 30 anos, TianXiang continuou a praticar a fé enquanto lhe eram negados os sacramentos. Ele nunca conseguiu se limpar, mas morreu como mártir, não apenas por seu martírio, mas por suas décadas de tentativa de seguir Jesus, mesmo na ausência dos sacramentos.

A causa da canonização de Marco Ji Tianxiang foi incluída na do grupo liderado pelo padre jesuíta Leone Ignazio Mangin e composto por cinquenta e seis mártires. O reconhecimento de seu martírio foi sancionado em 22 de fevereiro de 1955. Em 17 de abril do mesmo ano, domingo "in albis", ocorreu a beatificação. 

A canonização do grupo, incluída na lista mais ampla de 120 mártires chineses, ocorreu em 1º de outubro de 2000.

Ele é padroeiro das pessoas que lutam contram a dependência das drogas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário