quarta-feira, 8 de julho de 2020

08 de julho - Santo Adriano III - Papa

Santo Adriano III - Papa
Muito pouco sabemos da vida de santo Adriano III. O Liber Pontificalis diz-nos somente que era romano, filho de Bento, e que governou a Igreja por um ano apenas.

Foi eleito em 17 de maio de 884, sucedendo o Papa Marino I, sendo o Papa de número 109. Confirmou tudo o que tinham feito seus antecessores. Os poucos dados biográficos referem-se à narração de sua morte, da sepultura e dos milagres operados. Os Anais de Fulda do ano de 885 contam a partida de Adriano III de Roma, sua morte e sepultura no mosteiro de Nonantola.

Ele morreu perto de Modena no verão do ano seguinte, a caminho da dieta convocada por Carlos Magno, Carlos, o Gordo, que convidara Adriano III à dieta de Worms, pois a presença do papa haveria de sancionar a autoridade imperial do herdeiro do sacro império romano.

Um particular interessante da personalidade deste santo é sua atitude conciliadora com o patriarca de Constantinopla, ao qual comunicou a própria eleição.

Seu culto foi confirmado em 1891. Durante o breve pontificado de Santo Adriano III, Roma foi devastada pela fome e o Papa fez tudo ao seu alcance para aliviar o sofrimento do povo. Flodoardo, o cronista da diocese de Reims, o elogia como pai de seus irmãos no episcopado.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário