quinta-feira, 9 de julho de 2020

09 de julho - Beata Joana Scopelli

Beata Joana Scopelli 
Joana Scopelli nasceu em Reggio Emilia, Itália, em 1428, seus pais, Simón e Catalina, eram pobres em fortuna, mas ricos em virtudes cristãs. Logo, ela expressou o desejo de ser religiosa e conseguiu adotar o hábito carmelita, levando uma vida de recolhida, penitente e de oração em sua própria casa. Começou sua vida religiosa em casa vivendo como mantelada carmelita (membro de uma confraternização leiga carmelita, usando manto branco ou mantella). Em 1480, após a morte de seus pais, ela aceitou a generosa oferta feita por uma senhora rica e piedosa de sua propriedade com sua casa e suas duas filhas, que também queriam ser carmelitas. Assim foi estabelecido. embora precariamente, o começo de um convento até a obtenção de outro local mais espaçoso e adequado, que se tornou, após devidas licenças, o autêntico mosteiro afiliado à Congregação Mântua dos Carmelitas.

Alguns anos mais tarde, em 1485, ela adquiriu a casa e a igreja pertencente ao Humilado em Reggio Emilia que ela converteu em um mosteiro. As freiras ficaram conhecidas localmente como “As Freiras Brancas”. A nova comunidade era afiliada à Congregação Reformada de Mântua. A beata Joana ocupou a posição de priora na comunidade que cresceu para o número de vinte freiras.

Dotada por Deus de carismas extraordinários, inúmeros milagres e eventos sobrenaturais foram atribuídos a ela e ela foi presenteada com uma grande devoção a Nossa Senhora, enquanto vivia uma vida intensamente penitencial. Como boa carmelita, ela amava a Virgem com uma ternura singular e a honrou com um exercício dedicado chamado por "O manto da virgem":

Orava sempre que queria receber algum favor especial do céu, 15.000 vezes a Ave Maria, intercalando em cada cem com uma Salve Rainha: ela também costumava rezar mil Ave Maria nas festas da Virgem.

Em uma ocasião, seu confessor ordenou que ela trocasse as mil Ave-Marias por apenas uma, tanto foi o fervor com que ela orou que passou a noite inteira em êxtase.

A única peça de roupa que ela possuía como sua era o crucifixo e assim, se considerava a mais rica do mundo porque, segundo o que ela dizia, tinha consigo "A chave dos tesouros do céu".

Sua mensagem:

Mesmo que nos custe, ouçamos o Senhor falando conosco.

Continuemos a obra de Jesus Cristo.

Que a Igreja seja glorificada pela minha vida.

Maria seja conhecida, amada, imitada e irradiada.

A Beata Joana Scopelli morreu em 9 de julho de 1491 e seu culto litúrgico foi aprovado pelo papa Clemente XIV em 1771.

Desde o começo, esta forma de vida claustral mostrou os seus frutos, enriquecendo-se ao longo dos séculos com o luminoso testemunho de mulheres exemplares, algumas das quais oficialmente reconhecidas como Beatas ou Santas, e indicadas também hoje como modelos a imitar. Apraz-me citar aqui a Beata Francisca d'Amboise, considerada a fundadora das Monjas carmelitas na França, porque trabalhou em íntima sintonia e amizade com o Beato Soreth; a Beata Joana Scopelli, uma das principais representantes italianas desta experiência.

Papa João Paulo II – Mensagem ao Prior Geral dos Carmelitas – 07 de outubro de 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário