sábado, 18 de março de 2017

18 de março - Nossa Senhora da Misericórdia

O Papa Francisco enviou uma mensagem à Diocese de Savona-Noli por ocasião dos 200 anos de coroação de Nossa Senhora da Misericórdia. A coroação foi feita pelo Papa Pio VII no dia 10 de maio de 1815.
No texto, Francisco invoca à sua materna proteção o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado a partir do dia 8 de dezembro.
Ele citou o seu predecessor, Bento XVI, quando visitou o Santuário erigido no local onde a Virgem apareceu ao camponês Antonio Botta, em 1536. Na ocasião, se despediu com as seguintes palavras: “Misericórdia, não justiça”. Exortação mais atual do que nunca.
Enquanto nos aproximamos do Ano Santo Extraordinário, o Papa faz votos de que a entrega à Mãe da Misericórdia “se aprofunde e se difunda em toda a Igreja”.

A primeira aparição

Em um sábado, 18 de março de 1536, Antonio Botta, um agricultor nativo de San Bernardo Valley, a seis quilômetros de Savona, foi no início da manhã para sua pequena vinha completar a poda das videiras. Ao longo do caminho, ele reza, como de costume, o Santo Rosário; quando atingiu o pequeno riacho que deveria atravessar, parou para se refrescar nas águas, e naquele momento, Nossa Senhora aparece. Seu testemunho oficial é preservado no Santuário, gravado em uma placa de mármore em 1596.
Ele disse que, enquanto ele está lavando as mãos, viu descer do céu uma grande luz; ele permaneceu inconsciente, e estava prestes a cair no rio, de modo que deixou cair o boné de sua cabeça, quando ouviu uma voz vinda da figura de uma mulher que era todo esplendor. "Levanta-te e não tenha dúvidas de que eu sou a Virgem Maria. Vá até o seu confessor e pregador dizer-lhe para que as pessoas façam jejum durante três sábados e façam uma procissão em honra de Deus e Sua Mãe. Você vai confessar-se, e no quarto sábado você vai voltar a este lugar."
Enquanto isso, Botta vê passar pela estrada e alguns malfeitores, e, por medo de ser notado, quer se esconder, mas a visão diz: "Não se mova, você não vai ser visto por eles." Assim, a figura desaparece e com ela também desaparece o esplendor.
Quando se recuperou da surpresa, Antonio corre para informar ao seu confessor, um franciscano, que, conhecendo a sinceridade e honestidade de Antonio informa Monsenhor Chiabrera Bartholomew, vigário geral do cardeal Agostino Spinola para a Diocese de Savona. Como era a Quaresma, envia pregadores para executar o comando da Madonna e convidar as pessoas a fazer penitência.

A segunda aparição

Em 8 de abril, véspera do Domingo de Ramos, e quarto sábado após a primeira aparição, Antonio Botta, fiel a Nossa Senhora, retorna à cena do milagre. Está de  joelhos, com as mãos recolhidas em oração, e eis que o milagre se repete. Nos céus aparece uma luz brilhante, e sobre um córrego, gradualmente, aparece a forma de uma senhora, toda vestida de branco, coroada com ouro brilhante, com as mãos estendidas para baixo e alargadas, em um gesto de doce misericórdia.
Em seguida, a senhora diz: "Você vai para Savona para dar explicações sobre a minha primeira mensagem, anunciar ao povo para jejuar por três sábados e fazer uma procissão durante três dias por todas as casas religiosas recomendou a penitência, especialmente na Sexta-feira Santa ... E, proclame a todo o povo para emendar-se de suas iniquidades, e deixarem os vícios e pecados, porque o Meu filho está muito zangado com o mundo pelas grandes iniquidades presentes neste tempo."
Depois a Senhora levanta as mãos por três vezes, olha para os céus e exclama, apontando para Jesus, " Quero Misericórdia, Filho, e não justiça!". Em seguida, ela desaparece e naquele lugar por um longo tempo permanece uma fragrância forte.

A terceira aparição

A 18 de março de 1580, quarenta e quatro anos após a primeira aparição, Nossa Senhora se mostra novamente, agora a um frade capuchinho, padre Agostino de Genova. A aparição foi na colina que se ergue a noroeste do Santuário: é quase um gesto de bênção para a procissão votiva que está chegando ao Santuário confirmando a mensagem de Nossa Senhora e sua proteção.
No local foi colocada uma cruz, e em 1680 foi erigida uma capela com cúpula octogonal.

Num momento particularmente dramático da história da Europa, o Papa Pio VII foi sequestrado por Napoleão e detido em Savona. Obteve a permissão de visitar o Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia e ali prometeu que retornaria para coroá-la uma vez libertado. Isso aconteceu em 10 de maio de 1815. E no dia 24 do mesmo mês, Pio VII instituiu a festa de Maria Santíssima “Auxílio dos cristãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário