domingo, 2 de outubro de 2016

Santos Anjos da Guarda

Deus deu a cada pessoa um Anjo da Guarda, para acompanhá-la, aconselhá-la e protegê-la. Trata-se de um dom da paternidade divina, que tudo ama e tudo acompanha.
Ele está sempre conosco! Essa é uma realidade. Ele é como um embaixador de Deus em meio a nós. Por isso, o Senhor nos aconselha a respeitarmos a presença do anjo, a ouvirmos sua voz e seus conselhos e a jamais nos rebelarmos contra ele.

O Anjo da Guarda nos defende sempre, sobretudo do mal. Às vezes, pensamos que podemos esconder-lhe tantas coisas feias, mas, no final, elas virão à luz. O Anjo está sempre ao nosso lado como um amigo que não vemos, mas sentimos; um amigo que, um dia, estará conosco no Céu, na alegria eterna: Esse respeito e escuta ao nosso companheiro de viagem se chama docilidade! Deus nos pede apenas para ouvi-lo e respeitá-lo. Só isso: escuta e respeito! O cristão deve ser dócil ao Espírito Santo. A docilidade ao Espírito Santo começa com a docilidade ao nosso companheiro.

No entanto, para sermos dóceis ao Espírito devemos ser pequenos, como as crianças, aquelas que Jesus diz ser “as maiores” no Reino do seu Pai. O Anjo da Guarda é esse companheiro de viagem que nos ensina a humildade.

Peçamos hoje ao Senhor a graça dessa docilidade de dar ouvidos a esse nosso companheiro de viagem, esse embaixador divino, que está ao nosso lado, em seu nome, que nos apoia e ajuda. Deus é bom, justo e nunca nos deixa sozinhos.

Papa Francisco – 02/10/2015


A Igreja ensina que desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção (Sl 90,10-13) e por sua intercessão. “O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os salva” (Sl 33,8).

São Basílio Magno, Doutor da Igreja, disse: “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida.”. Isto é, temos um Anjo da Guarda pessoal. Jesus disse: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10).

A Tradição da Igreja acredita que nosso Anjo da Guarda tem a tarefa de oferecer a Deus as nossas orações, apoiar-nos e proteger-nos dos ataques do diabo, que tenta nos fazer pecar e perder a vida eterna. Então, nada mais importante que ter uma vida de intimidade com nosso Anjo da Guarda, invoca-lo constantemente e colocar-se debaixo de sua proteção.

Santo Anjo do Senhor
meu zeloso guardador
já que a ti me confiou
a piedade Divina:
hoje e sempre me governa,
rege, guarda e ilumina.
Amem.


Ou:

Anjo da Guarda,
minha companhia,
guardai a minha alma
de noite e de dia.

Nunca deixe de rezar essa oração!

Então, não devemos fazer nada sem pedir a luz, a proteção, o governo do bom Anjo que o Senhor colocou como guarda e custódio de nossa vida, do batismo até a morte.

É por isso que muitos papas, como o Papa João XXIII, Bento XVII, Francisco, revelaram a sua profunda devoção pelo Anjo da Guarda, sugerindo invocá-lo todos os dias.

São Padre Pio teve um relacionamento profundo com o Anjo da Guarda. São inúmeras as passagens de sua vida com o seu Anjo e com os dos outros. Ele dizia:

“Invoque o seu Anjo da guarda, pois ele te iluminará e te guiará no caminho de Deus. Deus o deu a você. Então o use.”

“Para todas as pessoas que vivem há um Anjo da guarda. Por isso ninguém se encontra sozinho.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário