segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Santa Madre Maria da Imaculada Conceição

Santa Madre Maria da Imaculada Conceição, bebendo nas fontes da oração e da contemplação, serviu pessoalmente e com grande humildade os últimos, com uma atenção especial aos filhos dos pobres e aos doentes.
Papa Francisco – homilia de Canonização –  18 de outubro de 2015

Modelo de grande amor e de fidelidade mais plena para todos os que são chamado à santidade. "A partir de hoje, a vida e o testemunho de Madre Maria da Imaculada Conceição vai nos ajudar a descobrir o rosto de Deus, encarnado e transformando o rosto desta mulher, que fez de Cristo a razão última de sua existência. 
Cardeal Amato – homilia de Beatificação – 18 de setembro de 2010.

Madre Maria da Imaculada Conceição da Cruz (Maria Isabel  Salvat Romero) nasceu em Madrid em 20 de fevereiro, 1926, dentro de uma distinta família de status social elevado. Foi batizada na Paróquia da Conceição em Madrid.

No dia 08 de dezembro de 1944, quando tinha 18 anos, ingressou na Companhia da Cruz. Ela tomou o hábito em 1945, fez os votos temporários em 1947 e os votos perpétuos em 1952. Culta e distinta falava três línguas: francês, inglês e italiano e por causa da sua piedade, não foi estranho para a família sua decisão de ser uma irmã da Cruz.

Fiel seguidora de Santa Ângela e, observadora irrepreensível das regras do Instituto, manteve intacto o carisma da fundação. Ela foi eleita Madre Geral da Sociedade da Cruz em 11 de Fevereiro de 1977, mas antes era prioresa de casas Estepa e Villanueva del Río y Minas, mestra de noviças e consultora Geral.

Austera e pobre para si mesma - "Do pouco, muito pouco", costumava dizer para as irmãs, na vivência do espírito do Instituto na fidelidade às pequenas coisas  e de todos os necessitados, especialmente as meninas internadas. Também os pobres e doentes ocuparam um lugar especial em seu coração. Assim, ela atendia com verdadeira afeição aos doentes idosos das "cavernas" de Villanueva del Río y Minas, quando ali foi priora. Toda manhã, diariamente, ia para as "cavernas" para servi-los: dava banho, fazia comida, lavava suas roupas. E sempre o mais difícil e penoso  serviço ela reservava para si.
Ela governou o instituto com zelo incansável e o carisma da Fundadora. Seu ideal era moldar a sua vida pelo carisma da Santa Madre Fundadora e sua humildade, simplicidade, e fé, era para ela um exemplo. Era uma seguidora fiel de seu trabalho, e deixou nos corações de todas as suas filhas o desejo de imitar o seu amor a Deus e ao Instituto. Ele faleceu em 31 de outubro de 1998.

"No dia do seu funeral ninguém mais podia entrar no convento das irmãs em Sevilha pela grande quantidade de pessoas lá. Todos os que estavam lá disseram que Mãe Maria da Imaculada era uma santa", diz Olga Salvat, sua sobrinha. Tal era a sua fama de santidade que, nos últimos tempos, foi o segundo santo na Igreja Católica com o processo de canonização mais rápida, o primeiro foi João Paulo II.

As irmãs lembram de Madre Maria da Imaculada Conceição como "uma santa da vida cotidiana". "Ela fazia as coisas da vida cotidiana de uma forma extraordinária, com bondade, paciência e entusiasmo.”
“Foi um ser sagrado, normal ", diz a irmã Mary. Sua suavidade e bondade fazia que  todos e cada uma das pessoas sentir-se que era especial". "Todo mundo se sentia amado por ela. Quando ela morreu, nós descobrimos que muitas das irmãs diziam, que era a favorita da "Madre", lembra Olga.


A porta para o reconhecimento oficial da santidade de Maria da Imaculada foi aberta em Sevilha com a cura milagrosa de Francisco José Carretero Díaz, que em setembro 2012, aos 43 anos, sofreu uma parada cardíaca que o manteve sem oxigênio por 25 minutos. Ele permaneceu doze dias em coma e acordou. Naquela época, seu caso foi muito divulgado nas redes sociais e uma novena  foi feita pedindo a intercessão de Madre Maria Puríssima , cuja intercessão para cura do Francisco é atribuída, e foi reconhecida como milagrosa pela equipe médica que estudou o caso em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário