São Doroteu de Gaza
“Imaginai que o mundo é um círculo, que o centro é Deus, e que os raios são as diferentes maneiras de viver dos homens. Quando estes, desejando aproximar-se de Deus, caminham para o interior do círculo, aproximam-se uns dos outros ao mesmo tempo que se aproximam de Deus. Quanto mais se aproximam de Deus, mais se aproximam uns dos outros. E quanto mais se aproximam uns dos outros, mais se aproximam de Deus.”
(Doroteu de Gaza, Instruções VI)
Originário de Antioquia, Doroteu viveu em Gaza
durante o século VI, proveniente de uma família abastada, muito culto e
apreciador da leitura ao ponto de fazer chegar a sua biblioteca pessoal ao
mosteiro.
Doroteu entra jovem para a comunidade do abade Seridão, perto de Gaza, na Palestina, onde se torna o filho espiritual de Barsanúfio e de João, o Profeta, dois pensadores conhecidos pela profundidade das suas trocas epistolares. Os grandes anciãos, como foram chamados pela tradição monástica, moderaram o seu desejo de contemplação absoluta e propuseram-lhe a construção de um hospital para os monges doentes ou idosos. Esta experiência conduziu-o, pouco a pouco, ao afastamento das suas propriedades, dos seus livros e das suas vestes ricas. Veio a tornar-se enfermeiro chefe do hospital, construído com os fundos da sua família.
A sua correspondência com Barsanúfio é célebre
pelo “contrato” entre os dois: Barsanúfio aceita carregar sobre si os pecados
de Doroteu (atormentado por uma afetividade mal controlada), enquanto Doroteu o
protege do orgulho, dos escândalos e das palavras inúteis.
Num momento de dúvida em que considera
abandonar o mosteiro, Doroteu recorda as palavras esclarecedoras de Barsanúfio:
“como a âncora segura o navio, assim fará por ti a oração dos que estão aqui
contigo”. Destas dificuldades viriam a nascer uma grande atração pela vida
comunitária e a certeza de que a oração dos outros pode apoiar uma vocação para
toda a vida.
Recordou-se do acompanhamento delicado oferecido pelos dois “anciãos” quando, após a morte destes, fundou a sua própria comunidade a alguns quilômetros do seu primeiro mosteiro. Por vontade dos que aí se reuniram, redigiu as Instruções, que chegaram até nós. Marcado por um realismo que não exige o impossível, propõe uma vida feita de uma renúncia tranquila, sem excessos e com sentido comunitário. Para ele, a comunidade forma um verdadeiro corpo, em que cada membro exerce uma função particular. A solidão do monge não implica o seu isolamento. Escreveu: “devemos fazer o que se diz do abade Antônio: recebia e guardava o bem que via naqueles que visitava: de um, a doçura; do outro, a humildade; de outro ainda, o gosto pela solidão. Desta forma, tinha nele as qualidades de cada um. É também isto que nós devemos fazer e, para isso, visitamo-nos uns aos outros”.
Doroteu coloca ênfase em guardar os mandamentos,
para ele a única coisa capaz de conduzir a graça recebida no batismo até à
origem do mal em nós, e na abertura de coração àqueles que nos acompanham.
Denuncia particularmente o orgulho monástico, a competição ascética entre
monges, e coloca a humildade no topo da vida espiritual.
O conselho que dá aos seus monges, de
resistirem às tentações sem caírem no desespero, mas antes com calma e doçura,
permanece pleno de atualidade nos dias de hoje. Numa altura em que muitos se
sentem paralisados pelo medo do fracasso ou pelas dúvidas, é necessário
compreender novamente as palavras encorajadoras de Doroteu: “No momento
da prova, permanece paciente, ora e não procures controlar os pensamentos de
tentação com os modos humanos. O abade Peomen passou por isso e disse que o
conselho ‘não vos preocupeis com o dia de amanhã’ se dirige a quem está a ser
tentado. Convencido de que isto é verdade, abandona os teus próprios
pensamentos, mesmo que sejam bons, e mantém firme a esperança em Deus ‘que pode
fazer imensamente mais do que pedimos ou imaginamos.”
Ele morreu entre 560 e 580; de seu corpo,
sua tumba e seu mosteiro não resta mais nada, provavelmente tudo foi destruído
pelos árabes quando eles tomaram Gaza em 634. Dele permanece a vasta coleção de
escritos, conferências espirituais, homilias, instruções ascéticas, exortações
escritas diretas para os monges.
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