domingo, 22 de maio de 2016

Maria, Rainha dos Mártires – Mãe dos Exilados



Maria, Rainha dos Mártires – Mãe dos Exilados


“Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo".
Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito,
onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".
(Mt 2,13-15)


Os mártires foram aqueles que deram testemunho de sua fé com o próprio sangue, suor e lágrimas. Maria é a rainha de todos os que dão testemunho de sua fé em Jesus e participam de sua paixão e morte na cruz. Ninguém viveu este martírio de modo tão intenso quanto ela. Foi fiel de Nazaré até a cruz. A profecia do velho Simeão, quando Jesus ainda era um bebê, se realizou: “uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2, 35). Existe um mistério profundo que une a mãe aos seus filhos.
Maria viveu intensamente as diversas “paixões” de seu filho. Podemos dizer que o fato de ser a mãe do Redentor lhe permitiu viver, de um modo todo especial, uma espécie de compaixão. Por isso que a Igreja a chama de co-redentora, ou seja, colaboradora do Redentor. Na verdade ela antecipou aquilo que os mártires de todos os tempos seriam chamados a viver: “completar em sua carne o que falta à paixão de Cristo pelo seu corpo que é a Igreja”.
Padre Joãozinho
Oração

Ó Virgem Santa, que na carne geraste o Verbo, santifica as nossas almas, dá-nos uma vida fiel, a nós que sempre Te louvamos e Te aclamamos assim:
Salva-nos, ó porta de salvação,
Protege-nos, ó mãe da verdade,
Socorre os fiéis que Te glorificam, ó Imaculada!
Livra-nos de cair em muitas,
Possíveis e inumeráveis faltas, ó puríssima!
Protege, defende, guarda todos os que esperam em Ti!

(Sérgio - Patriarca de Constantinopla – Séc VII)


Maria, rainha dos mártires, rogai por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário