domingo, 14 de junho de 2020

14 de junho - Beato Cosme Spessotto (Sante)

Beato Cosme Spessotto (Sante)
Beato Cosme Spessotto (Sante)
A vida de padre Cosme Spessotto, também conhecido como Sante, foi dedicada a Deus e ao anúncio do Evangelho. Nascido em 28 de janeiro de 1923, em uma família numerosa em Mansuè, uma pequena cidade na província de Treviso, na Itália, ele sentiu o chamado do Senhor em seu coração desde muito jovem. Aos 12 anos, ingressou no seminário franciscano. Em 27 de junho de 1948, dia em que é comemorada a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ele foi ordenado sacerdote na Basílica de Nossa Senhora da Saúde, em Veneza. 

Padre Cosme confiou seu sacerdócio a Maria e expressou seu desejo de ir como missionário na China. Mas a situação política o impediu e em 1950. antes de chegar a El Salvador, na época um dos países mais pobres da região, transcorreu 20 dias orando em companhia de outros missionários, todos jovens, decididos a servir Deus e a anunciar o Evangelho.  

Ele queria ajudar as pessoas a viver a vida cristã e a superar as oposições e tensões que existiam, e que ainda hoje existem em muitas partes do mundo. Ele estava ali para o povo. Se hoje admiramos tantos campeões esportivos e tantas estrelas de cinema, temos que admirar mais ainda esses campeões como o Padre Cosme disposto a dar sua vida para ajudar as pessoas a acreditarem em Jesus Cristo.

Foi pároco em Nunualco por 27 anos, até o martírio. Quando chegou a El Salvador, nesta localidade encravada nas montanhas, encontrou uma igrejinha de tijolos e palha. Mandou construir uma nova igreja e fundou uma escola paroquial para mais de mil crianças. Organizou cursos de corte e costura para as mulheres e visitava com frequência as localidades nas redondezas de sua paróquia. A todos repetia que a vocação de cada cristão é a de se fazer santo. Na época o país estava dilacerado pela guerra civil e sofria muita violência. Padre Cosme ajudava todos indiscriminadamente e sem considerar a filiação política. Ele se opôs a qualquer tentativa de instrumentalização. Suas únicas referências autênticas são o Evangelho, o próximo necessitado de ajuda e de receber a Palavra do Senhor. Ele não cedia a nenhuma pressão. Por causa disso, foi morto por dois assassinos em 14 de junho de 1980, mesmo ano do martírio do então arcebispo de San Salvador, Monsenhor Oscar Romero.

O assassinato do Padre Cosme aconteceu alguns minutos antes da missa. É um evento dramático que o missionário franciscano já havia previsto. "Tenho a sensação - escreveu o Padre Cosme alguns dias antes de morrer - de que de um momento para o outro os fanáticos vão me matar". 

"Que o Senhor, no momento oportuno, me dê forças para defender os direitos de Deus e da Igreja. Morrer como mártir seria uma graça que eu não mereço. Lavar com sangue derramado pela causa de Cristo todos os meus pecados, defeitos e fraquezas de minha vida seria um dom gratuito do Senhor. Já a partir deste momento, eu perdoo e peço ao Senhor a conversão dos autores da minha morte".

Na vida do novo beato havia três amores "brancos”: a Eucaristia, a Imaculada Virgem Maria e o Papa. 

No dia 27 de maio de 2020 o Papa Francisco assinou o Decreto reconhecendo seu martírio e a Igreja aguarda ansiosa a data de sua beatificação.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário