sábado, 13 de junho de 2020

13 de junho - Santo Eulógio de Alexandria

Santo Eulógio de Alexandria
Eulógio foi monge e sacerdote em Antioquia. Já durante esse período, um traço marcante de sua personalidade vem à tona: o combate das heresias; para tanto, escreveu diversas cartas e obras se opondo às opiniões contrastantes à doutrina. Ele foi um dos maiores campeões da ortodoxia da época.

Entre os anos 578 e 580 foi eleito Patriarca de Alexandria, estando à frente da igreja por cerca de trinta anos. Sua atuação foi muito importante contra os monofisitas, uma das tantas heresias da época, que defendiam a posição de Cristo ter apenas uma natureza e não duas (a divina e a humana).

Em 589, em um conselho que ele realizou em Alexandria, condenou duas facções de samaritanos; ele escreveu cinco livros contra os novacianos, onze orações teológicas contra várias heresias, uma obra de dois livros contra Severus e Timothy, em defesa da Epístola a Flaviano de São Leão, o Grande, outro livro contra o próprio Severo e contra Teodósio, também em defesa de São Leão, um Oratio invectiva contra teodosianos e camitas e lutou particularmente contra o terror dos agnoetas, segundo o qual Jesus teria ignorado muitas coisas, como o momento do julgamento universal e o fim do mundo.

Há um episódio particular na vida desse santo: Eulógio cultivou grande veneração por são Leão Magno, grande papa da igreja de Roma, vivido no século anterior. Um episódio lendário narra que o próprio São Leão Magno teria aparecido em sonhos para Eulógio, para agradecê-lo pessoalmente pelo empenho que ele tivera na defesa de um texto de seus escritos.

Também entre Santo Eulógio e o papa São Gregório Magno houve uma grande amizade e troca de correspondências. Nessas cartas há elogios mútuos e o reconhecimento da grande obra que cada um fazia em sua jurisdição: Gregório reconhece a importância de Eulógio na manutenção da ortodoxia e da unidade da Igreja em Alexandria.  Nas cartas a Eulogius, São Gregório também expõe seus princípios doutrinários e pastorais ao confrade de Alexandria; confia suas preocupações a ele pelas reivindicações do patriarca de Constantinopla, pelas guerras lombardas que devastaram a Itália e também por suas doenças pessoais; ele participa de suas alegrias pela conversão dos anglo-saxões (das quais ele diz as orações de Eulogus) e pelo intenso trabalho que Eulogius, de Gregório chamado Organum Dei, realiza em Alexandria a favor da ortodoxia e da unidade da Igreja.

Apesar de toda sua operosidade, de suas obras restaram poucos fragmentos. Sua morte terá ocorrido por volta do ano 607 e as fontes antigas o descrevem como um ótimo bispo que administrou com sabedoria a sede episcopal de Alexandria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário