quarta-feira, 10 de junho de 2020

10 de junho - São Landerico de Paris

São Landerico de Paris
São Landerico de Paris
São Landerico foi um oficial da chancelaria real de Clovis II, filho de Dagobert. Ele foi eleito bispo na sede episcopal de Paris em meados do século VII, tornando-se o vigésimo oitavo Bispo de Paris.

Não ficou ocioso: entregou-se de coração e sem limites para incorporar a ternura de Deus em um mundo difícil e indiferente. Durante seu episcopado, durante uma época de fome, vendeu até seus móveis e vasos sagrados para alimentar os famintos, deixando a memória de uma imensa caridade. 

Ele é, sem dúvida, o fundador do Hôtel-Dieu (Albergue de Deus), por volta de 650. De fato, ele dissocia o palácio episcopal e o Hôtel-Dieu, pois o bispado não podia mais acomodar e cuidar de acordo com a tradição, todos aqueles que chegavam lá pedindo ajuda. Ele então criou um edifício dedicado a acolher os doentes e os pobres.

Na ocasião era o único hospital da cidade. Como tal, o edifício atendia a região toda. Em seu início, o Hôtel-Dieu serviu tanto aos doentes como aos pobres, oferecendo comida e abrigo, bem como cuidados médicos. Seguiria essa tradição até o século 17, quando a elite da sociedade começou a criar instalações separadas para os pobres.

Faleceu por volta do ano 657.  

Na iconografia ele sempre foi representado com uma cesta de pão nas mãos esticada para os famintos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário