terça-feira, 9 de junho de 2020

09 de junho - Beato Luis Boccardo

Beato Luis Boccardo
Beato Luis Boccardo
Só mediante a caridade sobrenatural que brota sempre renovada do coração de Cristo, se pode explicar o prodigioso florescimento de santidade à qual se assiste ao longo dos dois mil anos de cristianismo. Um florescimento que no Piemonte, e na Arquidiocese de Turim em particular, conheceu uma estação singular, longa e feliz, em cujo contexto se situa bem o nosso novo Beato, o Cônego Luís Boccardo.

Plasmado pelo Espírito de Cristo, o Beato Padre Luís é um modelo de dedicação evangélica que gerou a semente de um Instituto de vida consagrada, como expressão e escola de caridade, com as contemplativas "Filhas de Jesus Rei", inserido na Família das Irmãs de São Caetano, para as quais soube continuar a obra do irmão, o Beato Giovanni Boccardo.

Sacerdote humilde, de grande coração, como o de Cristo que a todos acolhe no abraço da sua misericórdia foi durante trinta anos educador dos jovens sacerdotes no Colégio Eclesiástico junto do Santuário da Consolata e confessor assíduo e fiel.

Em continuidade com os numerosos santos sacerdotes de Turim, Padre Luís pode ser definido o "cantor e apóstolo da misericórdia de Deus", tendo irradiado a mensagem salvífica de Cristo, vivendo em plenitude e com alegria o ministério sacerdotal, a ponto de ser indicado como "sacerdote sempre sacerdote" e "aquele que faz ver o sol" da misericórdia divina, por aqueles que se iam confessar a ele. Imerso no hoje eterno de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o Beato Luís Boccardo pode ser justamente apresentado como modelo de vida sacerdotal mais atual que nunca, porque, como disse o Papa João Paulo II, em relação ao Sacerdócio "Cristo é a medida de todos os tempos".

Foi precisamente o próprio João Paulo II, em visita aqui a Turim, a 13 de abril de 1980, há 27 anos, que ressaltou com agudo sentido pastoral: "Mas alguém dirá: esta é história de ontem. O hoje é diferente, radicalmente diferente. O hoje não esmaga o ontem. Já não há Turim dos santos, mas Turim da grande indústria e da grande secularização. (...) Os santos pertencem ao passado, não são suficientes para os tempos modernos dirá alguém. Mas há Cristo. E Ele é suficiente para todos os tempos: porque Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre!"

Os santos não nos afastam de Cristo, mas restituem-nos a Ele. Assim seja para quantos poderão encontrar no novo Beato Luís Boccardo um motivo a mais para dar um passo em frente pelo caminho do Reino de Deus.

Cardeal José Saraiva Martins – 14 de abril de 2007

 "O padre sempre padre, é ele quem mostra o sol da misericórdia divina"

Luís Boccardo nasceu em 9 de agosto de 1861 em Moncalieri, na província de Turim. Ele foi o sétimo de nove filhos de Gaspare Boccardo e Giuseppina Malerba. O filho mais velho da família, Giovanni Ottavio, que se tornou padrinho de Luís aos 13 anos, desempenhará um papel decisivo no futuro de seu irmão mais novo.

Embora os pais de Luís fossem agricultores, eles se entregaram ao desejo de estudar escrevendo para a escola dos Padres de Barnabita, onde Giovanni também estudou. Influenciado pelo bom exemplo de seu irmão e pela atmosfera religiosa que encontrou, Luís começou a pensar que queria se tornar padre. Ele recebeu outro exemplo de dedicação a Deus quando sua irmã Jacinta entrou em um convento de claustro em 1874.

Quando Luís expressou seu desejo de estudar para o sacerdócio, seus pais ficaram relutantes, e foi seu irmão mais velho Giovanni que intercedeu por ele, assumindo também o peso financeiro de todos os estudos no seminário de Luís. O jovem entrou no seminário arquidiocesano de Turim em outubro de 1875 e em 23 de setembro de 1877 ele recebeu o hábito clerical.

Foi nesse momento que ele contraiu uma febre severa que o levou à beira da morte. Como último recurso para salvar sua vida, ele recebeu uma bebida de Lourdes. Esse evento aprofundou em Luís uma devoção filial à Mãe de Deus, a quem ele se consagrou. Em um cartão sagrado da Virgem Maria, ela escreveu: "Foi ela quem me salvou e roubou meu coração". Além da proteção da Virgem Maria, Luís estava novamente em boa companhia com seu irmão Giovanni, que fora designado como diretor espiritual dos estudantes de filosofia do seminário. Os santos companheiros continuaram a cercá-lo no seminário teológico, onde ele recebeu orientação espiritual do futuro beato Giuseppe Allamano.

Luís Boccardo foi ordenado sacerdote em 7 de junho de 1884. Ele ocupou alguns cargos temporários, incluindo o vigário paroquial na paróquia onde seu irmão foi designado como pároco em Pancalieri, Turim. Durante esse período, a área foi atingida por uma epidemia de cólera e Don Luís observou novamente a vida virtuosa de seu irmão mais velho através do cuidado pastoral que ele deu ao seu rebanho. De fato, após a epidemia, que deixou numerosos órfãos e abandonou os idosos, Padre Giovanni fundou uma Congregação de Irmãs para ajudá-lo, as Irmãs Pobres de São Caetano, que mais tarde se tornaram responsabilidade sacerdotal do irmão mais novo.

Em 1886, Dom Luís foi nomeado vice-reitor e diretor espiritual dos jovens sacerdotes do colégio eclesiástico de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Turim, onde trabalhou pelos próximos 30 anos, juntamente com o reitor Giuseppe Allamano. Dom Luís trabalhou com paciência e humildade à sombra deste santo homem de Deus, assumindo várias tarefas de acordo com as necessidades da instituição.

A escola também era um local onde os padres recém-ordenados, antes de serem designados como vigários da paróquia, estudavam por dois anos para melhorar sua educação, especialmente em teologia moral. A maioria dos padres da arquidiocese de Turim frequentou esta escola de treinamento e foi o Padre Luís Boccardo quem liderou a formação geral de gerações de padres diocesanos.

Em 9 de janeiro de 1914, Dom Luís foi nomeado superior geral da Congregação das freiras pobres, que já havia se espalhado por muitas partes da Itália. Assim começou um novo capítulo em sua vida e, em vez da vida relativamente pacífica que ele desfrutara até agora, teve que se adaptar às viagens frequentes por toda a Itália. Certamente, havia muitos pedidos para administrar um instituto composto por dezenas de conventos, várias centenas de freiras e milhares de doentes, idosos, crianças e idosos. Isso certamente contribuiu para seu crescimento pessoal, porque tinha passado a maior parte de sua vida em um seminarista masculino.

Em 3 de dezembro de 1919, Dom Luís foi então nomeado diretor espiritual do Instituto de Cegos, fazendo-o prosperar e salvando-o do fechamento. Aqui ele conheceu algumas pessoas que queriam consagrar suas vidas a Deus e, ao tentar direcioná-las para a vida monástica, foram rejeitadas por causa de sua cegueira.

Levando tudo isso a sério, ele decidiu, em 18 de janeiro de 1932, consagrar algumas delas a Deus com o título de "Irmãs de Cristo Rei", tornando-se assim um ramo contemplativo das Irmãs Pobres de São Caetano. A entrega das primeiras "Irmãs de Cristo Rei" ocorreu em 29 de outubro de 1932; o trabalho delas era orar pela Igreja, pelo Papa, pelos padres e principalmente pelos mais necessitados.

Em 5 de junho de 1934, Don Luís comemorou seu 50º aniversário do sacerdócio e desfrutou o merecido reconhecimento e ação de graças de muitos. Entre seus sucessos estão as 1.027 cartas coletadas em sete volumes de 1901-36, dirigidas a leigos, sacerdotes e religiosos e que expressam toda a espiritualidade e confiança em Deus desse humilde sacerdote que disse de si mesmo:

"Três coisas que eu nunca pensei em fazer: escrever livros, fundar um instituto religioso para mulheres e construir igrejas. E eu fiz todas as três!".

Don Luís Boccardo celebrou sua missa final em 26 de abril de 1936 no altar da Madonna del Buon Consiglio, no santuário que ele mandou construir o Cristo Rei e morreu em paz em 9 de junho do mesmo ano.

Foi beatificado em 14 de abril de 2007

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário