segunda-feira, 8 de junho de 2020

08 de junho - São Jacques Berthieu

São Jacques Berthieu
São Jacques Berthieu

"Prefiro morrer a desistir de minha fé"

Jacques Berthieu nasceu em 27 de novembro de 1838 na França, em Mon tlogis (Cantal). Aos 15 anos, entrou no seminário menor de Pléaux e passou em outubro de 1859 para o seminário maior de Saint-Flour, onde foi ordenado sacerdote em 21 de maio de 1863.

Durante os nove anos como vigário na paróquia de Roannes-Saint-Mary, ele desenvolveu sua vocação religiosa e missionária. Em 1873, ingressou na Companhia de Jesus e, em 26 de setembro de 1875, embarcou em Marselha para sua missão em Madagascar.

Em vários lugares, comprometeu-se a ajudar com carinho às pessoas, ensinando o catecismo e celebrando os sacramentos, até chegar a Andrainarivo em 1891. Seu amor sacerdotal era tal que aqueles que se aproximavam dele eram profundamente afetados: seu desapego de tudo e a pobreza em que ele vivia; seu zelo e prontidão para correr para os últimos e necessitados; especialmente a fé viva com a qual ele falava da vida eterna, despertava admiração. Ele permaneceu em sua cabana, mesmo em circunstâncias cada vez mais problemáticas e perigosas. Em junho de 1896, a vila foi invadida por rebeldes, que capturaram o Padre Berthieu.

Perto de Ambiatibe, o líder rebelde avançou com seis homens armados com rifles. Ao ver isso, o padre se ajoelhou e fez o sinal da cruz. 

Um dos líderes aproximou-se dele e disse:

- "Se você desistir de sua religião estúpida; não enganar mais as pessoas; levamos você para torná-lo nosso líder e conselheiro”. 

- "Eu absolutamente não posso consentir com isso, meu filho. Eu prefiro morrer." 

Dois homens dispararam, mas falharam. Outro tiro de espingarda atingiu o padre nas costas, mas sem matá-lo. Então o capitão se aproximou dele e eu lhe deu um soco na nuca que o matou. Era 8 de junho de 1896.

Foi beatificado em 17 de outubro de 1965 pelo Papa São Paulo VI que na sua homilia disse:

Toda a Igreja parece emocionada e orgulhosa do novo Beato; contempla na humilde e trágica história de seu testemunho, imolada pela intrépida fidelidade de seu ministério, a presença perene de Cristo, que em seu enviado continua a procurar homens, a falar, a sofrer, a morrer por eles e com eles viver à direita do Pai, reverberando a esperança e a alegria do Povo de Deus, em sua árdua jornada rumo aos destinos eternos.

E foi canonizado em 21 de outubro de 2012 pelo Papa Bento XVI, que em sua homilia disse:

Jacques Berthieu, nascido em 1838, na França, logo foi conquistado por Jesus Cristo. Durante seu ministério paroquial, ele tinha um desejo ardente de salvar almas. Tornando-se jesuíta, ele queria viajar pelo mundo para a glória de Deus, pastor incansável na ilha de Santa Maria e depois em Madagascar, lutou contra a injustiça e, ao mesmo tempo, trouxe alívio aos pobres e doentes. Os malgaxes o consideravam um sacerdote do céu, dizendo: você é nosso 'pai e mãe'! Tudo foi feito para todos, tirando da oração e do amor do Coração de Jesus a força humana e sacerdotal para alcançar o martírio em 1896. Ele morreu dizendo: "Prefiro morrer do que renunciar à minha fé". Queridos amigos, a vida deste evangelizador é um incentivo e um modelo para os sacerdotes, para que sejam homens de Deus como ele! Que seu exemplo ajude os muitos cristãos perseguidos hoje por causa da fé!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário