sábado, 6 de junho de 2020

06 de junho - São Cláudio de Besançon

São Cláudio de Besançon
Cláudio de Besançon, também conhecido como Cláudio, o Taumaturgo, foi um monge beneditino, abade e bispo. Segundo uma antiga tradição, ele teria nascido no castelo de Bracon, na província francesa de Franche-Comté de uma família de senadores.

Um de seus biógrafos escreveu que Cláudio foi deixado sob os cuidados de tutores ainda muito jovem e que, além de seus temas acadêmicos de estudo, Cláudio passava horas lendo obras devocionais, particularmente vidas de santos. Até os vinte anos, serviu na carreira militar, mais tarde, teria tido uma visão chamando-o para a ingressar na vida religiosa e em 627, foi nomeado Cônego por Donato, o Bispo de Besançon. Donato escreveu regulamentos para seus cônegos e Cláudio os seguiu assiduamente. Ele ficou famoso como professor e por seu ascetismo comendo apenas uma refeição frugal por dia.

Depois de servir como sacerdote em Besançon, Cláudio entrou para a Abadia Beneditina de Condat e algum tempo mais tarde devido a sua religiosidade e competência foi eleito como décimo-segundo abade com trinta e quatro anos em 641 ou 642, trazendo a ascética Regra de São Beneditino para aquela comunidade.

Durante o mandato de Cláudio, a abadia prosperou: ele construiu novas igrejas e relicários e alimentou os pobres e peregrinos de sua região.

Em 685 ele foi indicado Bispo de Besançon, e serviu, meio a contragosto, como 29º bispo de Besançon, seguindo os catálogos episcopais, mas continuou como Abade e depois retornou para a Abadia de Condat onde ele veio a falecer em 699.

São Cláudio de Besançon é muito venerado na França.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário