quinta-feira, 4 de junho de 2020

04 de junho - Beato José María Gran Cirera

Beato José María Gran Cirera
Beato José María Gran Cirera
José María Gran Cirera nascido em Barcelona (Espanha) em 27 de abril de 1945, fez sua primeira profissão na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração em 8 de setembro de 1966 e profissão perpétua em 8 de setembro de 1969.

Foi ordenado sacerdote em 9 de junho de 1972 em Valladolid. Após um período de serviço pastoral em Valência, em 1975. A seu pedido, foi enviado para a Guatemala, onde exerceu seu ministério em Santa Cruz del Quiché, até 1978. A guerra civil já havia começado. Durante cinco anos, ele cuidou de três paróquias na diocese de Quiché e, em 1978, foi transferido para o norte, para a mesma diocese, para Chajul

Sua maior aspiração era servir os mais pobres. "Estou indo para o norte e estou muito feliz, era o que esperava fazer desde que cheguei à Guatemala", escreveu ele à família. Chajul era uma paróquia imensa e difícil, tanto pela sua situação geográfica quanto pelo clima, e pela presença de uma cultura e idioma desconhecidos, mas sobretudo pela dura repressão militar. José Maria era um homem muito sensível, com um coração inquieto.

Ele imediatamente se identificou com a população local trabalhadora. Ele tinha que andar horas para chegar às aldeias espalhadas em áreas inacessíveis, sem estradas, com um clima frequentemente adverso e perigos de violência.
“Estou redescobrindo o Natal. Jesus veio para dar voz e esperança a todos os seres humanos, especialmente aos mais pobres e mais decepcionados da vida. Como estou nessa população de Quiché, eu a entendo cada vez mais. As pessoas me ajudaram a viver a esperança e a alegria que vem de Jesus".

Juana Laynez, que trabalhava na casa paroquial, diz: “Ele estava muito entusiasmado e feliz por trabalhar nas comunidades. Quando voltava das comunidades, expressava sua alegria por ter vindo trabalhar em nossa paróquia".

Nos seus escritos, ele descreve os sofrimentos, deficiências e perseguições da população; ele tinha idéias claras sobre ser um missionário e a opção pelos pobres.

Ele estava ciente da instabilidade política: “Existem muitos soldados. A presença do pároco é fundamental para o povo, mesmo que na prática eles possam fazer muito pouco; mas as pessoas sentem proximidade e compartilhamento”. 

Um vizinho diz: “Ele explicava a palavra de Deus ao nosso alcance, andava conosco carregando nossa cruz. Portanto, não ouvimos as calúnias colocadas em circulação pelos soldados contra ele ". 

Ele permaneceu em Chajul por apenas alguns anos, mas eles se lembram dele sempre jovial e atento à vida do povo. Ele sofria muito porque toda semana havia corpos torturados de camponeses. José Maria conhecia os familiares sobreviventes. A maioria dos 39 ocupantes da embaixada espanhola na Cidade da Guatemala, mortos em 31 de janeiro de 1980, eram trabalhadores e alguns catequistas de Quiché. Esses fatos afetaram profundamente a população local.

A Igreja respondeu reiterando a opção de solidariedade pelos pobres. José Maria foi convocado pelo comandante do destacamento militar e acusado de cumplicidade com os guerrilheiros. Ele respondeu que a Igreja estava preocupada com o que as pessoas estavam experimentando, trabalhava pela paz e que suas mensagens tinham o único objetivo de acabar com a violência e a morte. Calúnias e suspeitas contra padres e catequistas se intensificaram, assimiladas aos subversivos. O que favoreceu sequestros, desaparecimentos e assassinatos.

Em 4 de junho, ao retornar de uma visita às comunidades paroquiais, José Maria foi interceptado por uma patrulha militar junto com seu sacristão, Domingo del Barrio. Ambos foram baleados nas costas. Panfletos suspeitos foram furtivamente colocados em suas malas para confirmar que eram subversivos e, assim, justificar o crime.

Um ancião diz que, quando as notícias da morte chegaram à noite, uma grande tristeza se espalhou em Chajul e uma chuva torrencial caiu na terra manchada de sangue, um sinal da "grande dor de todo o povo, que orou por duas testemunhas autênticas do reino de Deus". 

Durante a noite, apesar do toque de recolher, corria o boato de casa em casa que uma vigília secreta estava sendo preparada. Foi a primeira vez que um evento tão sério ocorreu: todos ficaram indignados, aterrorizados. No início da manhã, muitos homens, mulheres e crianças foram até o local do assassinato. Um braço dos religiosos fora cortado e estava a um metro de seus restos mortais. Os soldados usaram as vestes sagradas para escrever palavras comprometedoras. Como na cruz de Jesus.

Um catequista lembra que durante a última missa, José Maria havia dito que naquele momento todos eram chamados a seguir Jesus Cristo, para levar consigo a cruz de Quiché.

Sua beatificação e do seu sacristão Domingo del Barrio estava marcada para o dia 04 de dezembro de 2020, juntamente com outros 07 mártires, sacerdotes e leigos da Guatemala, mas em decorrência da pandemia do Covid 19 esta só ocorreu no dia 23 de abril de 2021 na Diocese de Quiché, Guatemala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário