quinta-feira, 9 de agosto de 2018

09 de agosto - E vós, quem dizeis que eu sou? Mt 16,15


A pergunta de Jesus aos seus discípulos é feita, depois de dois mil anos, a cada um de nós e pretende uma resposta vivida. Uma resposta que não se encontra nos livros como uma fórmula mas na experiência de quem segue deveras Jesus, com a ajuda de um grande trabalhador, o Espírito Santo.

Pedro foi sem dúvida o mais corajoso naquele dia, quando Jesus perguntou aos discípulos: mas vós quem dizeis que Eu sou? Pedro respondeu com decisão: Tu és o Cristo. E depois desta confissão, talvez se tenha sentido satisfeito dentro se si: disse a verdade! E deveras tinha dito a verdade.

Mas o diálogo com Jesus não termina assim. Com efeito o Senhor começou a explicar o que tinha que acontecer. Mas Pedro não concordava com o que ouviu: não lhe agradava aquele caminho mostrado por Jesus, que ao contrário, se lê no Evangelho, fazia esta conversa abertamente aos seus discípulos.

Também hoje, ouvimos tantas vezes dentro de nós a mesma pergunta dirigida por Jesus aos apóstolos. Jesus dirige-se a nós e pergunta-nos: mas para ti quem sou eu? Quem é Jesus Cristo para cada um de nós, para mim? Quem é Jesus Cristo?

Para conhecer Jesus, não é necessário um estudo de noções mas uma vida de discípulo. Desta maneira, estando com Jesus aprendemos quem ele é, aprendemos aquela ciência de Jesus. Conhecemos Jesus como discípulos. Conhecemo-lo no encontro diário com o Senhor, todos os dias. Com as nossas vitórias e debilidades. É precisamente através destes encontros que nos aproximamos dele e o conhecemos mais profundamente. Porque nestes encontros de todos os dias temos aquilo a que são Paulo chama o sentido de Cristo, a hermenêutica para julgar todas as coisas.

Fiquemos com a pergunta de Jesus: Para ti quem sou eu? E como discípulos, peçamos ao Pai que nos conceda o conhecimento de Cristo e que o Espírito Santo nos explique este mistério..

Papa Francisco – 20 de fevereiro de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário