quarta-feira, 28 de novembro de 2018

28 de novembro - Todos vos odiarão por causa do meu nome. Lc 21,17


O Evangelho nos interpela propriamente como cristãos e como Igreja: Jesus preanuncia provações dolorosas e perseguições que os seus discípulos terão que sofrer, por Sua causa. Todavia, assegura: “Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça”.
Recorda-nos que estamos totalmente nas mãos de Deus! As adversidades que encontramos para a nossa fé e para a nossa adesão ao Evangelho são ocasiões de testemunho; não devem afastar-nos do Senhor, mas nos levar a nos abandonarmos ainda mais a Ele, à força do seu Espírito e da sua graça.

Neste momento, penso e pensemos todos. Façamos juntos: pensemos em tantos irmãos e irmãs cristãs, que sofrem perseguições por causa de sua fé. Há tantos. Talvez muito mais do que nos primeiros séculos. Jesus está com eles.

Também nós estamos unidos a eles com a nossa oração e o nosso afeto. Também temos admiração pela sua coragem e pelo seu testemunho. São os nossos irmãos e irmãs, que em tantas partes do mundo sofrem por causa de serem fiéis a Jesus Cristo. Nós os saudamos de coração e com afeto.

Por fim, Jesus tem uma promessa que é garantia de vitória: “É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação”.
Quanta esperança nestas palavras! São um chamado à esperança e à paciência, ao saber esperar pelos frutos seguros da salvação, confiando no sentido profundo da vida e da história: as provações e as dificuldades fazem parte de um desígnio maior; o Senhor, Senhor da história, conduz tudo ao seu cumprimento.
Apesar das desordens e calamidades que perturbam o mundo, o projeto de bondade e de misericórdia de Deus se cumprirá! Esta é a nossa esperança: caminhar assim, nesta estrada, no desígnio de Deus que se cumprirá. É a nossa esperança.

Papa Francisco – 17 de novembro de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário