quinta-feira, 22 de novembro de 2018

22 de novembro - Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar.Lc 19,41

Jesus lamenta-se sobre Jerusalém, porque não reconhece o tempo no qual foste visitada por Deus, pelos patriarcas e pelos profetas. Imagino que na memória de Jesus havia a parábola divinatória, de quando o patrão envia um seu empregado a receber o dinheiro: é espancado; e depois outro que é assassinado. No final envia o seu filho e o que diz o povo? Mas este é o filho! Este tem a herança... Matemo-lo! E a herança será nossa!” É a explicação do que se entende por hora da visita, isto é: Jesus é o filho que vem e não é reconhecido. É rejeitado!

Com efeito, no Evangelho de João lê-se: Veio até eles mas eles não o aceitaram, a luz veio e o povo escolheu as trevas. Portanto é isto que faz sofrer o coração de Jesus Cristo, esta história de infidelidade, de não-reconhecimento das carícias de Deus, o amor de Deus, de um Deus apaixonado que quer a felicidade do homem. Jesus viu naquele momento o que o esperava como Filho. E chorou “porque este povo não reconheceu o tempo no qual foi visitado”.

Dirijo-me à vida diária de cada cristão, porque, este drama não aconteceu só na história e acabou com Jesus. É o drama de todos os dias. Cada um de nós pode perguntar-se: Reconheço o tempo no qual fui visitado? Deus visita-me?

E hoje podemos perguntar: Como está o meu coração diante da visita de Jesus? E fazer um exame de consciência: Estou atento ao que acontece no meu coração? Sinto? Sei ouvir as palavras de Jesus, quando bate à minha porta, quando me diz: “Desperta! Corrige-te!”; ou quando me diz: “Desce, que quero cear contigo”? É uma pergunta importante porque cada um de nós pode cair no mesmo pecado do povo de Israel, no mesmo pecado de Jerusalém: não reconhecer o tempo no qual fomos visitados.

Se tu não estiveres atento ao teu coração, nunca saberás se Jesus te visita ou não.

Papa Francisco – 17 de novembro de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário