terça-feira, 13 de novembro de 2018

13 de novembro - 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'. Lc 17,10


Peçamos que o Senhor afaste os obstáculos, para que o sirvamos bem e livremente, como filhos. Dos muitos obstáculos que um cristão pode encontrar no seu caminho e que impedem que nos tornemos servos, podemos recordar pelo menos dois:

Certamente um é a vontade de poder. Uma dificuldade comum, que se encontra facilmente na vida diária: quantas vezes, talvez na nossa casa há quem diga: aqui mando eu! ou até sem o dizer, fizemos sentir aos outros este nosso desejo de poder? Ao contrário, Jesus ensinou-nos que aquele que comanda se torne como aquele que serve e que se alguém quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. Isto é, Jesus inverte os valores do mundo.
Eis porque o desejo de poder não é o caminho para se tornar um servo do Senhor, aliás: é um obstáculo, um daqueles obstáculos que pedimos ao Senhor para afastar de nós.

Depois, há outro obstáculo, que se pode encontrar inclusive na vida da Igreja e é a deslealdade. Verifica-se quando alguém quer servir o Senhor mas serve também outras realidades que não são o Senhor. E no entanto, Jesus disse que nenhum servo pode servir dois senhores: ou serve Deus ou o dinheiro. A deslealdade, não é o mesmo que ser pecador. De fato todos somos pecadores, e arrependemo-nos disto mas ser desleal é como fazer um duplo jogo. Isto é um obstáculo. Portanto quem tem vontade de poder e quem é desleal, dificilmente pode servir, tornar-se servo livre do Senhor.

A terceira palavra-chave é liberdade, porque o serviço de Deus é livre: somos filhos, não escravos. Servir Deus em paz, com serenidade, quando ele mesmo afastou de nós os obstáculos que tiram a paz e a serenidade, é servi-lo com liberdade. Não é por acaso, acrescentou, que quando servimos o Senhor com liberdade, sentimos a paz ainda mais profundamente. É como se ouvíssemos de novo a voz do Senhor, dizendo: Vem, vem, vem, servo bom e fiel!
Contudo, para realizar isto precisamos da sua graça: sozinhos não podemos. Mas, não é que quando chegamos a este estado de serviço livre, de filhos, com o Pai, podemos dizer: “Somos bons servos do Senhor”. Ao contrário, devemos dizer simplesmente que “somos servos inúteis.” Expressão que quer indicar a inutilidade do nosso trabalho: sozinhos, não podemos. Portanto, devemos unicamente pedir e dar espaço para que Deus nos transforme em servos livres, em filhos, não em escravos.

Papa Francisco – 08 de novembro de 2016

Hoje celebramos: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário