sábado, 29 de setembro de 2018

29 de setembro - Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Jo 1,51


Hoje festejamos os três arcanjos que desempenharam um papel importante na história da salvação. E festejamos estes três também porque desempenharam um papel importante no nosso caminho rumo à salvação.

Começando por Miguel — o grande Miguel — aquele que combate o demônio: O demônio é o nosso inimigo e esta, é uma visão do fim do mundo, mas ao mesmo tempo incômoda na nossa vida: procura sempre seduzir-nos, como seduziu a nossa mãe Eva, com argumentos convincentes: “Come o fruto, vai fazer-te bem, vai fazer-te conhecer muitas coisas”. E assim começa, como faz a serpente, a seduzir, a seduzir e depois, quando caímos, acusa-nos diante de Deus: “É um pecador, é meu!”.
Portanto, ele é meu é precisamente a palavra do demônio, vence-nos com a sedução e depois acusa-nos em frente de Deus. E Miguel combate contra ele, o Senhor pede-lhe para lhe fazer a guerra: para nós que estamos a caminho, nessa nossa terra, rumo ao céu, Miguel ajuda-nos a combatê-lo, a não nos deixar seduzir por este espírito maligno que nos engana com a sedução.

O segundo arcanjo, Gabriel, é aquele que traz as boas novas, aquele que deu a notícia a Maria, a Zacarias, a José. Portanto, Gabriel anuncia as boas novas e a boa notícia da salvação. Também ele está conosco e ajuda-nos no caminho. Sobretudo quando — e acontece muitas vezes — com tantas notícias más ou numerosas notícias que não têm substância, nós esquecemos a boa nova, a do Evangelho de Deus, da salvação, que Jesus veio ter conosco, nos trouxe a salvação de Deus. E é precisamente Gabriel que nos recorda isto e, por esta razão, hoje peçamos a Gabriel que nos anuncie sempre a boa nova.

E há também o terceiro arcanjo, Rafael, aquele que nos ajuda no caminho, que caminha conosco. Miguel — defende-nos, Gabriel dá-nos a boa notícia e Rafael conduz-nos pela mão e caminha conosco, ajuda-nos nos eventos que acontecem ao longo do caminho. Devemos pedir a Rafael: que, por favor, não sejamos seduzidos a dar o passo errado, errar o caminho; guia-nos pela boa estrada, pelo caminho bom.

Os três arcanjos, estão diante de Deus, são os nossos companheiros porque têm a mesma vocação no mistério da salvação: levar em frente o mistério da salvação. Adoram a Deus, glorificam a Deus, servem a Deus.

E assim hoje peçamos simplesmente aos três arcanjos:
Miguel, ajuda-nos na luta; cada um sabe qual luta tem na própria vida hoje, cada um de nós conhece a luta principal, a que faz arriscar a salvação. Ajuda-nos, Gabriel, traz-nos boas notícias, traz-nos boas novas da salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e dá-nos esperança. Rafael, leva-nos pela mão e ajuda-nos no caminho para que não erremos a estrada, para que não permaneçamos parados: caminhar sempre, mas ajudados por ti.

Papa Francisco – 29 de setembro de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário