quinta-feira, 27 de setembro de 2018

27 de setembro - Então Herodes disse: 'Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? Lc 9,9


O Evangelho narra que o Rei Herodes estava inquieto porque aquele Jesus sobre o qual todos falavam era para ele uma ameaça. Alguns pensavam que fosse João, mas o rei repetia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? Uma inquietação, que recorda a do pai, Herodes o grande, o qual, quando chegaram os reis magos para adorar Jesus, ficou atemorizado.

A nossa alma pode ter duas inquietações: a boa, que é a inquietação do Espírito Santo, que nos dá Espírito Santo, e faz com que a alma esteja inquieta para fazer coisas boas, para ir em frente: e há também a má inquietação, a que nasce de uma consciência suja. Precisamente esta última caracterizava os dois soberanos contemporâneos de Jesus: tinham a consciência suja e por esta razão estavam inquietos, porque tinham feito coisas más e não encontravam paz, e qualquer acontecimento lhes parecia uma ameaça. Aliás, o seu modo de resolver os problemas era assassinar, e iam em frente passando por cima dos cadáveres das pessoas.

Quem como eles, comete o mal, tem a consciência suja e não pode viver em paz: a inquietação atormenta-os e vivem com uma comichão constante, com uma urticária que não os deixa em paz. Uma realidade interior: esta gente cometeu o mal, mas o mal tem sempre a mesma raiz, qualquer mal: a avidez, a vaidade e a altivez. Todas elas, não te deixam a consciência em paz, todas impedem que entre a inquietação sadia do Espírito Santo, e levam a viver assim: inquietos, com medo.

A vaidade é camuflar a própria vida. E isto adoece a alma, porque há quem camufla a própria vida para parecer, para aparecer, e todas as coisa que faz são para fingir, por vaidade, mas no fim de contas o que ganha?
São Bernardo exprimia-se dirigindo-se ao vaidoso com uma palavra até muito forte: Mas pensa naquilo que serás. Serás comida para vermes. Ou seja: todo este esforço para camuflar a vida é uma mentira, porque te comerão os vermes e não serás nada.

Papa Francisco – 22 de setembro de 2016

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário