quarta-feira, 26 de setembro de 2018

26 de setembro - Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares. Lc 9,6

Há três lugares referenciais na vida de cada cristão: a Galileia, o céu e o mundo. A eles correspondem outras três palavras — Memória, Oração e Missão — que identificam o caminho de cada um.

A primeira palavra: Galileia, onde ocorreu o primeiro encontro com Jesus, é o lugar onde Jesus se encontrou com eles, escolheu-os, ensinou-lhes desde o início, convidou-os a segui-lo. Um lugar que se reapresenta na vida de cada cristão: cada um de nós tem a própria Galileia. É o momento no qual nos encontramos com Jesus, em que Ele se manifestou, em que o conhecemos, também nós sentimos esta alegria, este entusiasmo de o seguir. Portanto, cada um de nós tem a própria Galileia que não é igual para todos.

A segunda palavra é Céu, onde agora está Jesus, mas não separado de nós; fisicamente sim, mas está sempre unido conosco para interceder por nós. Lá Jesus mostra ao Pai as chagas, o preço que pagou por nós, pela nossa salvação. Assim como era necessário recordar o primeiro encontro com a graça da memória, devemos pedir a graça de contemplar o Céu, a graça da prece, a relação com Jesus na oração, neste momento nos ouve, está conosco.

Por fim, o terceiro: o mundo. Jesus diz aos discípulos: Ide e fazei discípulos em todas as nações. Disto compreendemos, que o lugar do cristão é o mundo para anunciar a Palavra de Jesus, para anunciar que fomos salvos, que Ele veio para nos dar a graça, para nos levar todos com Ele diante do Pai.

Eis então delineada a topografia do espírito cristão: a memória — a Galileia; a oração, a intercessão — o Céu; e a missão — ir pelo mundo,
Um cristão deve mover-se nestas três dimensões e ir em missão. Não significa que todos devem ir ao estrangeiro; ir em missão é viver e dar testemunho do Evangelho, é anunciar às pessoas como é Jesus. Isto, com o testemunho e com a Palavra, porque se eu disser como Jesus é, como é a vida cristã e viver como pagão, não funciona. A missão não é eficaz.

Papa Francisco – 26 de maio de 2017

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário