segunda-feira, 24 de setembro de 2018

24 de setembro - Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama. Lc 8,16


A oração e os dons que cada cristão recebe e devem ser colocados ao serviço de outros e não os guardar para si mesmo. Quantas obras se convertem em escuras por falta de luz, por falta de oração. O que mantém, o que dá vida à luz cristã, o que ilumina é a oração.

O cristão é chamado a ser luz e sal para os demais, mas, qual é a pilha para que o cristão ilumine? Simplesmente a oração. Você pode fazer tantas coisas, tantas obras, inclusive obras de misericórdia, pode fazer tantas coisas grandes para a Igreja – uma universidade católica, um colégio, um hospital... – podem até fazer a você um monumento como benfeitor da Igreja. Mas se não rezar, será um pouco obscuro.

A oração de adoração ao Pai, de louvor à Trindade, a oração de agradecimento, pode ser também a oração para pedir coisas ao Senhor, mas a oração do coração é o óleo, a pilha que dá vida à luz.
Ilumina com a sua luz, mas defenda-se da tentação de iluminar a você mesmo. Isto é uma coisa feia, é um pouco como a espiritualidade do espelho: ilumino a mim mesmo. Defenda-se da tentação. Seja luz para iluminar, seja sal para dar sabor e conservar.

Que o Senhor nos ajude nisso, a cuidar sempre da luz, a não escondê-la, mas colocá-la em prática. 

Papa Francisco – 07 de junho de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário