sexta-feira, 14 de setembro de 2018

14 de setembro - Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado. Jo 3,14


A salvação só vem da cruz, mas daquela cruz que é Deus feito carne: não há salvação nas ideias, na boa vontade, no compromisso de ser bom, não! Na realidade, a única salvação está em Cristo crucificado, porque só Ele, como a serpente de bronze significava, foi capaz de assumir todo o veneno do pecado e de nos curar.

Mas o que é a cruz para nós?

É o símbolo dos cristãos, e nós fazemos o sinal da cruz mas nem sempre o fazemos bem, às vezes fazemo-lo assim... porque não temos fé na cruz. A cruz, para algumas pessoas é um distintivo de pertença: Sim, uso a cruz para fazer ver que sou cristão. E está bem, contudo não só como distintivo, como se fosse um clube de futebol mas, como memória d’Aquele que se fez pecado, que se fez diabo, serpente, por nós; abaixou-se até se aniquilar totalmente.

Além disso, é verdade, outros usam a cruz como um ornamento, com pedras preciosas, para se mostrar. Mas Deus disse a Moisés: Quem olhar para a serpente será curado; Jesus diz aos seus inimigos: “Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis quem sou”. Substancialmente, quem não olhar para a cruz com fé morrerá nos próprios pecados, não receberá a salvação.

Hoje a Igreja propõe um diálogo com este mistério da cruz, com este Deus que se fez pecado, por amor a mim. E cada um de nós pode dizer “por amor a mim”. Assim, é oportuno perguntar-me como uso a cruz: como uma recordação? Quando faço o sinal da cruz estou ciente do que faço? Como uso a cruz: só como um símbolo de pertença a um grupo religioso? Como uso a cruz: como ornamento, como uma joia de ouro com muitas pedras preciosas? Ou aprendi a carregá-la nos ombros, onde dói?

Cada um de nós hoje olhe para o Crucificado, olhe para este Deus que se fez pecado para que nós não morrêssemos nos nossos pecados e responda a estas perguntas que vos sugeri.

Papa Francisco – 04 de abril de 2017

Hoje celebramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário