sexta-feira, 7 de setembro de 2018

07 de setembro - São Clodoaldo


Filho do rei de Orleans, Clodoaldo nasceu por volta do ano 520, era neto do primeiro rei da França, que foi convertido ao cristianismo por obra de sua santa esposa Clotilde, e recebeu sólida formação. Tinha três anos quando perdeu seu pai, ficando sob a tutela de sua piedosa avó.

Mas, a infância de Clodoaldo foi tristemente marcada pelo horroroso massacre de seus irmãos por obra de pagãos rebeldes e inimigos políticos do pai. Clodoaldo foi conservado oculto por alguns homens fiéis ao rei, e pôde salvar-se da chacina.

Chegando à idade adulta, após ter desempenhado na corte ofícios e cargos de importância, Clodoaldo não pensou em vingança contra os assassinos dos irmãos nem sequer pensou em empunhar a espada, a fim de recuperar os direitos legais e governar em lugar do pai.

Cortou os longos cabelos, que era um sinal de autoridade e virilidade nos povos daqueles tempos e renunciou aos direitos do trono. Consagrou-se a Deus, e se pôs sob a direção de São Severino, que vivia numa ermida perto de Paris.

Clodoaldo retirou-se depois para a Provença, mas como passou a ser muito venerado pelo povo, voltou a Paris, onde foi ordenado sacerdote.

Os tios, vendo que ele não tinha pretensões ao trono, deram-lhe uma pequena propriedade. Lá construiu uma igreja e um mosteiro, que logo se povoou de varões querendo viver sob sua direção.

Foi o início da cidade que até hoje leva seu nome, nos arredores de Paris. O Santo expirou no dia 7 de setembro de 560, e seu sepulcro passou a ser lugar de peregrinação pelos seus muitos milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário