sexta-feira, 18 de agosto de 2017

18 de agosto - Santa Helena encontra a Cruz de Cristo



Conta o historiador Eusébio da Cesaréia que o general Constantino, filho da Santa Helena, era pagão, mas respeitava os cristãos. E que tendo que apresentar uma terrível batalha contra o perseguidor Magêncio, chefe de Roma, o ano 311, a noite anterior à batalha teve um sonho no qual viu uma cruz luminosa nos ares e ouviu uma voz que lhe dizia: "Com este sinal vencerá", e que ao começar a batalha mandou colocar a cruz em várias bandeiras dos batalhões e que exclamou: "Confio em Cristo em quem minha mãe Helena crê". E a vitória foi total, e Constantino chegou a ser Imperador e decretou a liberdade para os cristãos, que por três séculos vinham sendo muito perseguidos pelos governantes pagãos.

Escritores extremamente antigos como Rufino, Zózimo,
São Crisóstomo e Santo Ambrósio, contam que Santa Helena, a mãe do imperador, pediu permissão a seu filho Constantino para ir procurar em Jerusalém a cruz na qual morreu Jesus. 


Depois de muitas e muito profundas escavações se encontraram três cruzes. 

Como não se podia distinguir qual era a cruz de Jesus, levaram a uma mulher agonizante. Ao tocá-la com a primeira cruz, a doente se agravou, ao tocá-la com a segunda, ficou igualmente doente do que estava antes, mas ao tocar a terceira cruz, a doente recuperou instantaneamente a saúde. 

Foi assim que Santa Helena, e o bispo de Jerusalém, Macário, e milhares de devotos levaram a cruz em piedosa procissão pelas ruas de Jerusalém. E que pelo caminho encontraram com uma mulher viúva que levava a seu filho morto a enterrar e que aproximaram a Santa Cruz ao morto e este ressuscitou.

Oração a Santa Helena
Rogamo-lhe, Santa Helena, que interceda perante Deus por nós; enchendo de plenitude nossas vidas; dando solução a nossos problemas e necessidades; abençoando nossas famílias, instituições e suas atividades.
Necessitamos a força do Espírito Santo, para viver a palavra de Deus em nossos lares, até obter que em nossas famílias, pela presença viva de Cristo, brilhe a luz do Amor Cristão.
Nos dê a unidade que nos faça fortes ao caminhar pelas sendas do Amor, a Justiça, a Liberdade e a Paz, para que todos vivamos como irmãos sob sua Santa proteção. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário