domingo, 28 de junho de 2020

28 de junho - Beatos Severian Baranyk e Joachim Senkivskyj


Os servos de Deus, hoje inscritos no Registro dos Bem-Aventurados, representam todos os componentes da comunidade eclesial: entre eles, bispos e sacerdotes, monges, freiras e leigos. Eles foram provados de várias maneiras pelos seguidores das ideologias prejudiciais do nazismo e do comunismo. Consciente dos sofrimentos a que esses fiéis discípulos de Cristo foram submetidos, meu predecessor Pio XII, com participação sincera, expressou sua solidariedade com aqueles que "perseveram na fé e resistem aos inimigos do cristianismo com a mesma fortaleza convidativa com a qual outrora resistiram. seus antepassados ​​"e elogiou sua coragem em permanecer" fielmente unidos ao pontífice romano e seus pastores”.

Apoiados pela graça divina, eles percorreram o caminho da vitória até o fim. É um caminho que atravessa o perdão e a reconciliação; estrada que conduz à luz deslumbrante da Páscoa, após o sacrifício do Calvário. Esses irmãos e irmãs são representantes conhecidos de uma multidão de heróis anônimos - homens e mulheres, maridos e esposas, padres e pessoas consagradas, jovens e idosos - que enfrentaram perseguições ao longo do século XX, o "século do martírio", violência, morte para não renunciar à fé.

Papa São João Paulo II – Homilia de Beatificação – 27 de junho de 2001

Na cidade de Drohobych, na Ucrânia, o Beato Severian Baranyk e Joachim Senkivskyj, sacerdotes da Ordem de São Josafá e mártires que, em tempos de perseguição contra a fé, com seu martírio tornaram-se participantes da vitória de Cristo.

Jakym Senkivskyj nasceu em 2 de maio de 1896 na vila ucraniana de Haji Velyky, na província de Ternopil. Depois de concluir seus estudos no seminário teológico em Lviv (Lviv), ele recebeu a ordenação sacerdotal em 4 de dezembro de 1921, antes de ser enviado para Innsbruck, onde continuou seus estudos e obteve seu doutorado em teologia.

Pouco tempo depois, em 1923, ele entrou no mosteiro da Ordem Basílica de São Josafá, perto de Krekhiv. Depois de fazer seus primeiros votos, ele foi transferido para o mosteiro de Krasno Pushcha e depois para o mosteiro de Lavriv, sempre perto de Ternopil. Entre 1931 e 1938, ele desempenhou várias funções no seminário de Sant'Onofrio em Lviv e, finalmente, em 1939, transferido para o mosteiro de Drohobych. Ali ele foi preso pelas autoridades do regime comunista russo em 26 de junho de 1941 e dois dias depois, em 28 de junho, como afirmam testemunhas oculares, ele foi martirizado. Seu corpo nunca apareceu, pois, segundo os testemunhos recolhidos no processo da causa, foi cozinhado vivo e, depois, foi servido aos prisioneiros.

Severijan Baranyk nasceu em 18 de julho de 1889. Em 24 de setembro de 1904, ingressou no seminário da Ordem Basílica de São Josafá, perto de Krekhiv, fez seus votos perpétuos em 21 de setembro de 1910 e finalmente recebeu a ordenação sacerdotal em 14 de fevereiro de 1915. Em 1932, foi eleito prior do mosteiro basílico de Drohobych, na província de Lviv (Lviv). Dedicou-se particularmente a atividades com jovens e era conhecido como um pai espiritual zeloso. Em 26 de junho de 1941, ele foi preso pelo NKVD e transferido para a prisão da cidade de Drohobych. A partir desse momento, ninguém mais o viu vivo. Após a retirada dos bolcheviques, o povo realizou buscas e seu corpo torturado e mutilado foi encontrado na prisão. Testemunhas oculares relataram que uma cruz era visível no cadáver do mártir, gravado no peito por seus torturadores. 
Yakym Senkivskyj e Severijan Baranyk foram beatificados por João Paulo II em 27 de junho de 2001, juntamente com outras 23 vítimas do regime ucraniano-soviético.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário