segunda-feira, 15 de junho de 2020

15 de junho - Beata Albertina Berkenbrock

Beata Albertina Berkenbrock


Caros irmãos, a Beata Albertina consumou no breve período de 12 anos, a sua existência terrena, mas atingiu os tempos da maturação cristã com uma extraordinária correspondência à graça divina, que ela conheceu nos caminhos ordinários da educação cristã e da vida sacramental e de oração.

Os seus familiares, gente de fé profunda e devoção sincera, educaram-na desde cedo, nas verdades da fé e nos princípios da moral cristã, instilando em Albertina o vivo sentido da própria adesão a Jesus e à vida virtuosa.

As testemunhas do processo canônico contam-nos acerca dela, com quanta simplicidade e devoção amava a oração e como aprendeu com diligência as suas fórmulas e zelosamente, amava recitá-las.

A confissão frequente, a Eucaristia participada assiduamente, a Comunhão tomada com fervor, foram os passos "ordinários" de um extraordinário caminho de santidade.

De fato, um dia, ela recordava entre todos como sendo o mais feliz da sua vida, o dia do encontro, do Primeiro Encontro, com o Esposo Divino no sacramento da Eucaristia. A este Esposo ela seria depois, integralmente fiel e a Ele, totalmente oferecida.

No ambiente simples e cristão da sua família, Albertina cresceu ajudando os pais e formando-se numa vida plena e honesta. Nesta vida o fruto da santidade amadureceu cedo, inesperado, suavíssimo e precioso.

E é precisamente isto que admiramos nas crianças Santas: estas, como ao contrário da maior parte de nós, amadureceram com simplicidade a semente nelas posta pelo Divino Agricultor, oferecendo para tal fim, um terreno livre de espinhos, de pedras, profundo: o de uma inocente infância. Mas esta semente germinou depressa e então o milagre do fruto maduro ofereceu-se ao semeador atento... talvez pudesse parecer demasiado precoce a estação, talvez ainda não esperada a fadiga da colheita, mas não se podia esperar mais, não fosse qualquer invejoso mover-se para roubar aquele fruto. 

Cardeal José Saraiva Martins - Homilia de Beatificação - 20 de outubro de 2007

Albertina Berkenbrock - conhecida pelo povo da Diocese de Tubarão como “a nossa Albertina” - nasceu no dia 11 de abril de 1919, na comunidade de São Luís, município de Imaruí, Estado de Santa Catarina. Filha de um casal de agricultores, Henrique e Josefina Berkenbrock, teve mais 8 irmãos e irmãs. Foi batizada no dia 25 de maio de 1919, crismada em 9 de março de 1925 e fez a primeira comunhão no dia 16 de agosto de 1928.

Aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931, às 16 horas, Albertina foi assassinada porque quis preservar a sua pureza espiritual e corporal e defender a dignidade da mulher, por causa da fé e da fidelidade a Deus. E ela o fez, heroicamente, como verdadeira mártir.

O martírio e a consequente fama de santidade espalharam-se rapidamente de maneira clara e convincente. Afinal, ela foi uma menina de grande sensibilidade para com Deus e com as coisas de Deus, para com o próximo e com as coisas do próximo. Isso se depreende, com nitidez, de sua vida, vivida na simplicidade dos seus tenros anos.

Seus pais e familiares souberam educar Albertina na fé, no amor e na esperança, as virtudes teologais da religião cristã. Transmitiram-lhe, pela vida e pelo ensinamento, todas as verdades reveladas na Sagrada Escritura. E ela aprendeu a corresponder a tudo com grande generosidade de alma. Buscar em Deus inspiração e força para viver tornou-se algo espontâneo. Rezava, pois, com alegria, seja sozinha, seja na família, seja na comunidade. Aprendeu a participar ativamente da vida religiosa, em todos os seus aspectos.

Quando chegou o tempo da catequese preparatória para os sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia, Albertina chamou a atenção pela forma como se preparou: com muita diligência e grandeza de coração.

A “primeira confissão” tornou-se porta aberta para se confessar frequentemente.

A “primeira comunhão” foi uma experiência única, a tal ponto que ela própria afirmou: - “Foi o dia mais belo de minha vida!”.

A partir de então, não deixou mais de participar da Eucaristia, tornando esse sacramento “fonte e cume de sua vida cristã”. Gostava de falar, na sua forma simples de expressar-se, do mistério eucarístico como experiência do amor de Deus, compreendendo que a Eucaristia é o memorial da morte e ressurreição de Jesus, ato supremo do amor redentor.

Família da Beata Albertina Berkenbrock
Albertina cultivou uma devoção muito filial a Nossa Senhora, venerando-a com carinho, tanto em casa como na capela da comunidade. Participou, com intensidade, da oração do rosário junto com os familiares. Na simplicidade de coração, recomendou, seguidamente, a Maria - Mãe de Jesus e Mãe da Igreja - a sua alma e a sua salvação eterna.

Ela deixou crescer dentro de si uma afinidade muito grande com o padroeiro da comunidade, São Luís. Uma coincidência providencial, esta devoção ao Santo, que é modelo de pureza espiritual e corporal. Certamente, preparando-a também para um dia defender com sua vida este grande valor.

A formação cristã, vivida e ensinada pela família, fez crescer em Albertina virtudes humanas extraordinárias: a bondade, a acolhida, a meiguice, a docilidade, o serviço. Teve uma obediência responsável; foi incansável nas atividades de trabalho e estudo; teve espírito de sacrifício; soube ter paciência, confiança e coragem.

Essas virtudes humanas foram visíveis na convivência em casa, pois sempre ajudou os seus pais e irmãos; foram visíveis na comunidade, uma vez que sempre amou todas as pessoas, o que a tornou muito admirada; foram visíveis na escola, tendo em vista que sempre se aplicou aos estudos, sempre esteve ao lado dos colegas mais necessitados de ajuda e jamais revidou ataques de menosprezo dirigidos a ela.

Além dessas virtudes humanas, a formação cristã também modelou em Albertina as virtudes cristãs essenciais na medida em que, embora fosse uma menina de tenra idade, as entendeu e viveu: transpirando fé, amor e esperança no dia-a-dia; captando, de modo extraordinário, as verdades reveladas na Sagrada Escritura; tendo uma inclinação forte para as coisas de Deus e da religião; vivenciando com grandeza o mandamento do amor a Deus e ao próximo (cerne do cristianismo); santificando-se pela prática dos sacramentos recebidos do Batismo, da Reconciliação, da Eucaristia e da Crisma; valorizando a vida plena e a dignidade da mulher.

Todas essas virtudes humanas e cristãs mostram que Albertina, apesar de sua pouca idade, foi uma pessoa impregnada da Trindade Santa. Correspondeu à vocação de santidade que recebeu no dia do batismo. Foi uma gigante de fé, de amor e de esperança. Viveu os valores do Evangelho de modo admirável.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário