sábado, 13 de junho de 2020

13 de junho - Santo Antônio de Pádua: Cristo é a nossa paz

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua

"O apóstolo João nos conta que, após a ressurreição de Cristo, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco!” Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. São Lucas, que descreve o mesmo fato, relata que Cristo disse aos apóstolos: “Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho.” E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés.

É minha opinião que Cristo mostrou aos seus apóstolos as chagas em suas mãos, seus pés e a parte lateral de seu corpo por quatro motivos.

Primeiro, ele mostrou as chagas para lhes provar que ele realmente tinha ressuscitado.

Ao mostrar suas chagas, Jesus tencionava demonstrar que a fé de seus discípulos nada tinha a ver com a opinião corrente ou popular sobre ele. Nada tinha a ver com teorias ou interpretações da Escritura. Em vez disso, a fé estava baseada no conhecimento e experiência diretos que seus seguidores tinham obtido por meio de sua familiaridade com ele. Ao mostrar suas chagas, ele desejava remover toda dúvida da mente deles. Queira Deus que ele remova a dúvida da mente de qualquer um de vocês que está aqui.

Segundo, ele revelou suas chagas para a Igreja e as almas de fé, porque dentro de suas chagas existe um lugar de refúgio. Assim como a pomba constrói seu ninho em um lugar seguro para se proteger contra os ataques de um falcão, os cristãos encontram abrigo dos ataques do diabo ao construir para si um ninho dentro das chagas de Cristo. Aninhem-se aí e encontrem consolo.

Terceiro, Cristo mostrou suas chagas para gravar em nosso coração os sinais de seus sofrimentos; e, quarto, para evocar em nós compaixão, de modo que não o crucificássemos de novo com os cravos de nossos pecados.

Cristo nos mostra a chagas em suas mãos, seus pés e seu lado, e diz: “Vejam as mãos que criaram e formaram vocês; vejam como foram perfuradas por cravos. Vejam a lateral de meu corpo, traspassado por uma lança, de onde surgiu minha Igreja, como Eva, que proveio da lateral do corpo de Adão. O anjo, postado junto aos portões do paraíso depois do pecado de Adão, foi removido pelo sangue que flui da lateral do meu corpo. A água, fluindo daí, apagou a chama de sua espada de fogo.

Não me crucifiquem de novo. Não poluam o sangue da aliança pelo qual vocês foram santificados.

Quando nosso Senhor mostrou aos apóstolos as chagas em suas mãos, seus pés e na lateral de seu corpo, ele repetiu: “A paz esteja convosco.” Somente se mantivermos em nosso coração a memória das chagas de Cristo e ouvirmos suas palavras, encontraremos a paz em nosso coração."

Santo Antônio de Pádua – trecho do Sermão Cristo é a nossa paz.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário